Cidadeverde.com

Ações da Petrobras caem mais de 10% após divulgação de balanço

Imprimir

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em baixa nesta quarta-feira (28), pressionada pela divulgação do balanço não auditado do terceiro trimestre de 2014 da Petrobras. Sem incluir perdas por denúncias de corrupção, como era esperado, o relatório desagradou investidores. Às 14h, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa paulista, recuava 1,33%, a 47.942 pontos. 

Por volta do mesmo horário, as ações preferenciais da Petrobras perdiam 8,55%, e as ordinárias, 7,88%. Mais cedo, os papéis da estatal chegaram a perder 10,23%. "Esse balanço certamente vai impactar de forma negativa nos mercados, porque ele não mensura o que estava faltando [referente às denúncias] e contraria o que a própria Petrobras havia sinalizado anteriormente [de que as perdas seriam incluídas]", disse o economista Jason Vieira.

No último dia 21, a estatal disse que poderia incluir no balanço possíveis perdas resultantes das denúncias de corrupção investigadas pela Operação Lava Jato. A divulgação do resultado patrimonial já foi adiada por duas vezes.
Para o analista da Gradual Investimentos Paulo Cabral Bastos, o balanço, da forma como foi divulgado, não tem credibilidade. "É muito ruim para o mercado, uma vez que se esperava que compras superfaturadas e outras irregularidades fossem contabilizadas".

Analistas esperavam que a divulgação do balanço da Petrobras tirasse uma boa dose de incerteza do mercado. Mas a estatal disse ter concluído "ser impraticável a exata quantificação destes valores", alegando que pagamentos não poderiam ser rastreados em seus registros contábeis.

"Isso é bastante frustrante, dado que todos esperavam por estes números para ter um algum dimensionamento das perdas e do valor dos ativos da empresa", afirmaram analistas da Planner em relatório. No cenário internacional, todos os olhos se voltavam para a decisão de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), do Federal Reserve, às 17 horas no horário de Brasília.

Bastos diz que a divulgação do balanço serviu mais para a estatal não se complicar com os credores internacionais e ter condições de arrolar sua dívida, do que para tranquilizar os investidores. Na véspera, o Ibovespa subiu 0,03%, a 48.591 pontos.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: