Cidadeverde.com

Sejus: Pelo menos 100 ex-detentos serão inseridos no mercado de trabalho

Imprimir

Fotos: Jairo Moura / Cidade Verde

O Governo do Estado anunciou que vai destinar 5% das vagas de emprego em obras públicas aos egressos do sistema prisional do Piauí. A estimativa da Secretaria de Justiça é que pelo menos 100 egressos passem pela inserção no mercado de trabalho ainda nos próximos meses deste ano.  

Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta sexta (06), o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, afirmou que a mudança deve garantir a reinserção de ex-detentos no mercado de trabalho. O anúncio da medida foi feito na manhã desta quinta-feira (5), na sede do Tribunal de Justiça, onde foi assinado o Termo de Cooperação entre o Estado, através da Secretaria de Justiça, e o TJ-PI, através do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF).

O secretário explicou que a medida tem objetivo de fortalecer a política de ressocialização de apenados no Piauí. "Essa é mais uma ação visando a ressocialização de ex-detentos. É mais uma forma de resgatar essas pessoas", explicou o secretário.

Daniel Oliveira afirmou ainda que será montado um banco de dados, que ficará a disposição das empresas quando forem contratar os egressos. "Esse banco de dados levará em consideração premissas como a gravidade do crime e o perfil psíquico social do egresso", ressaltou o secretário.

Segundo a Secretária de Justiça, o termo entra em vigor de imediato e as empresas devem cumpri-lo. Os contratos de novas obras já devem incluir uma cláusula contemplando a reserva de vagas.

 

 

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais