Cidadeverde.com

Conselheiro cobra laboratório de DNA para auxiliar vítimas de estupro

Imprimir

O conselheiro tutelar Miranda Neto cobrou nesta terça-feira (17), durante entrevista ao Jornal do Piauí, que a Secretaria de Segurança instale em Teresina, o quanto antes, um laboratório de DNA para auxiliar nas investigações de crimes de estupro. De acordo com o conselheiro, só em janeiro foram 35 casos registrados no Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (Samvis), da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER).

"O Instituto de Medicina Legal não tem um laboratório que possa coletar amostras em casos mais graves. Neste caso, tudo é enviado para a Bahia e João Pessoa", ressalta o conselheiro.

Miranda Neto disse ainda que vai pedir uma audiência com o secretário de saúde, Francisco Costa, para otimizar o atendimento no Samvis. "A pessoa chega no Samvis às 14h e sai 17h. A gente quer uma prioridade, ninguém admite mais isso", reclama.

O conselheiro pediu ainda uma melhor estrutura na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e leis mais duras. "A DPCA precisa de uma estrutura melhor, temos bons policiais, mas é preciso melhorar a estrutura. Já nossos deputados precisam elaborar leis mais rigorosas, já que a impunidade ainda é grande", finalizou, ressaltando que, na maioria dos estupros, o autor é alguém muito próximo, geralmente um parente.

Segurança

A Secretaria de Segurança informou que, até julho, o laboratório de DNA do estado deve entrar em funcionamento.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais