Cidadeverde.com

Notícia da Manhã fala sobre vacina do HPV; campanha começa dia 09

Imprimir

O Notícia da Manhã, desta quinta(26), entrevistou, ao vivo, a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde, Amariles Borba, que falou sobre o início de mais uma etapa de vacinação contra o HPV em Teresina, que vai começar no próximo dia 09 de março.

Essa será a primeira campanha do ano e vai abranger um contingente maior de mulheres. Além da prioridade em vacinar meninas de 09 a 11 anos, 11 meses e 29 dias, agora adolescentes até 14 anos, que não tomaram a segunda dose ano passado nem a  primeira, poderão tomar a vacina."Precisamos despertar nas adolescentes a necessidade e a atitude positiva de fazer a vacina, porque ela é uma prevenção de uma doença grave como o câncer de colo de útero", disse Amariles.

Outra novidade na campanha desse ano é a extensão dessa vacina para mulheres de 09 a 26 anos de idade, portadoras ou convivendo com o virus HIV. Segundo Amariles Borba, o objetivo é dimunuir a possibilidade de câncer, nao só do colo de útero como da região perianal e vaginal. "Essas pessoas  tem sistema imunológico precário e diante dos estudos e avaliação do que existe na literatura o Governo Federal achou importante protegê-las da doença do câncer", completou.

A campanha de vacinação contra o HPV faz parte de um calendário nacional e visa combater o vírus, principal causador do câncer do colo do útero.

Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais