Cidadeverde.com

Teresinense vai poder escolher novo modelo de parada de ônibus

Imprimir

Os usuários do transporte público de Teresina vão pode opinar sobre dois protótipos de parada de ônibus que a prefeitura da capital pretende implantar. Uma enquete será disponibilizada no site www.teresina.pi.gov.br e na página do Grupo de Trabalho de Projetos Estruturantes e Intervenções Urbanas para Teresina (GPE), no Facebook. Um dos modelos foi instalado na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Socopo, na zona leste. O outro pode ser visto na Vila Irmã Dulce, na zona sul.

Fotos: GPE

O GPE, responsável pelo projeto do bairro Socopo, diz que a nova parada considera funcionalidade, conforto térmico, proporção, estrutura e viabilidade. No protótipo instalado na Socopo, a fachada principal é voltada para Oeste, onde a incidência solar é mais intensa. "Para amenizar tal característica desta locação, executou-se nesta fachada um plano de brises horizontais, gerando sombra, com a função de dar proteção térmica (e contra chuvas) aos usuários. A inclinação e espaçamento dos brises foram cuidadosamente calculados para que possibilitassem a visibilidade dos espaços interno e externo, oferecendo maior segurança", explica o GPE.

Segundo a arquiteta Pamela Franco, a ideia é receber críticas e sugestões dos usuários para, só depois, iniciar o processo de licitação para a instalação definitiva das paradas de ônibus. 

"A prefeitura está viabilizando essa enquete no site para a população conhecer e dizer o que precisa. Em nossa página no Facebook também estamos dispostos a responder qualquer crítica, dúvida e sugestão", disse a arquiteta do GPE.

Parada Verde

O protótipo, segundo o GPE, tem conceito de “Parada Verde”, com tela metálica para ramificação de planta trepadeira, criando um plano fechado ao fundo.

O banco é em madeira e a telha é termoacústica, materiais escolhidos por ter baixa transmissão de calor. A estrutura é toda metálica, possibilitando desmontagem e relocação da parada com maior facilidade, caso seja necessário", diz texto do GPE no Facebook.

Irmã Dulce

Outro ponto é na vila Irmã Dulce, na avenida principal próximo a um empresa de material de construção. Mais simples, o modelo não tem divisórias laterais e leva apenas cobertura.

O superintendente da Strans, Carlos Daniel, informou que após o aval da população é que as paradas serão construídas. “O prefeito Firmino Filho quer que se faça uma consulta para  o passageiro escolher a melhor para ser implantado na capital”, declarou.

Hérlon Moraes e Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais