Cidadeverde.com

Piauí que Trabalha cobre lançamento da marca Oeiras Artesanal

Imprimir

Neste sábado(4), o Piauí que Trabalha destacou o lançamento da marca Oeiras Artesanal, fruto de uma parceria do Sebrae com a prefeitura municipal de Oeiras. O objetivo é promover o desenvolvimento do artesanato na região.

Durante o lançamento houve a exposição de uma coleção de produtos artesanais, que enfatiza os diversos ícones arquitetônicos e religiosos da primeira capital do Estado e cuja comercialização será permanente na Central de Artesanato de Oeiras.

A coleção é baseada nas cores roxo e salmão, numa clara referência ao calendário litúrgico. Oitenta artesãos e mestres de ofício participam da ação, que contempla diversas tipologias: bordado, crochê, cerâmica, fibras, cestaria, entre outros segmentos do artesanato.

São mais de mil peças entre almofadas, jogos americanos, bonecos de pano, souvenires, camisetas e também peças utilitárias. Um exemplo são os brincantes dos tradicionais Congos de Oeiras – grupo de dança religiosa formado por homens – que ganharam forma em bonecos de pano.

O Projeto Oeiras Artesanal foi iniciado no ano passado e é fruto de estudos e pesquisas coordenados pela designer industrial paulista Fabíola Bergamo, que tem larga experiência tanto nacional como internacional em consultoria e em desenvolvimento de produtos. Segundo a designer, a ação fez com que o artesão de Oeiras pudesse olhar para “o próprio quintal” e identificar as referências necessárias para se apropriar das inúmeras riquezas disponíveis na região. 

O arquiteto e designer gráfico piauiense Áureo Tupinambá Rodrigues Júnior também participa da consultoria do projeto e considerou surpreendentes os resultados obtidos.

Com informações TV Cidade Verde e Agência Sebrae de Notícias

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais