Cidadeverde.com

Você sabe o que é bruxismo? Saiba mais sobre cuidados e tratamento

Imprimir

Você acorda com zumbido no ouvido, dor de cabeça, no pescoço ou no maxilar? Vale a pena investigar, pois são grandes as chances de você sofrer de bruxismo, distúrbio caracterizado pelo ranger ou aperto forte dos dentes. Nunca percebeu que tem esse hábito? É que normalmente isso acontece enquanto estamos dormindo. E você não está sozinho: cerca de 20 a cada 100 brasileiros sofrem com o problema. Em casos mais graves, a pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Veja a seguir sete fatos sobre esse transtorno e aprenda a contorná-lo para viver melhor.

É um problema numa articulação chamada temporomandibular, responsável pela abertura e fechamento da boca.

Fatores emocionais, como o estresse e a ansiedade, são a principal causa do bruxismo. Essas emoções fazem com que descontemos as tensões na articulação. É comum gente que tem episódios esporádicos, apenas quando está passando por um momento difícil. E pode acontecer tanto em adultos como em crianças.

Apesar de se manifestar, na maior parte das vezes, enquanto dormimos, o bruxismo também pode ocorrer durante o dia. Nesse caso, o hábito está relacionado, geralmente, às tensões do dia a dia, como quando temos uma reunião importante.

Ao forçar o movimento de apertar e esfregar os dentes, a articulação recebe uma carga maior do que pode suportar. Daí vem as dores no maxilar, na cabeça e no pescoço. A dificuldade em abrir a boca logo de manhã é outro sintoma.

Além das dores, quem sofre com o bruxismo pode sentir zumbido no ouvido e ter desgaste nos dentes, o que provoca hipersensibilidade. Também pode ocorrer retração na gengiva. Em casos extremos, os dentes amolecem ou até se quebram.

O bruxismo não tem cura, mas é possível controlá-lo e amenizar os danos. O uso de placas de acrílico ou silicone é indicado pelos dentistas. Feitas sob medida, elas se encaixam nos dentes e evitam o atrito. Mas o tratamento ainda envolve psicólogo (para conter a ansiedade) e fisioterapeuta (para relaxar a musculatura). O botox também pode ser útil: injetado em determinados pontos do músculo da mastigação, alivia a mordida e o ranger.

Há pessoas que levam anos para ter um diagnóstico preciso de bruxismo. Muitas só se dão conta quando alguém que dorme no mesmo quarto avisa. Ou durante uma consulta de rotina ao dentista, quando o profissional repara no desgaste excessivo dos dentes.

 

Fonte: M de Mulher

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais