Cidadeverde.com

Piauí apresenta potencial turístico durante Salão de Turismo em Jericoacara

Imprimir

Um dos roteiros turísticos mais conhecidos do Brasil foi pauta da 3ª edição do Salão de Turismo Rota das Emoções, que acontece em Jericoacara. E o Piauí teve a oportunidade de mostrar o seu potencial turístico, durante apresentação no evento. O secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira, esteve presente, onde foi convidado para participar de uma mesa redonda, juntamente com secretários estaduais de turismo dos demais Estados.

Flávio Nogueira abordou as estratégias e políticas estaduais de turismo que têm sido aplicadas no Piauí para o fortalecimento do setor. “O Piauí tem muitos potenciais turísticos. Por vários aspectos, desde a nossa culinária até o nosso artesanato e belezas naturais. O Salão de Turismo é uma oportunidade de mostrarmos isso e falar dos esforços que estamos implementando para impulsionar essa potencialidade, tanto na estruturação quanto na articulação com os demais órgãos”, pontua.

O secretário destacou os esforços que estão sendo empreendidos pelo Governo do Estado para o fortalecimento do turismo no Piauí. “Estamos trabalhando na articulação e possibilitando que o Piauí possa estar presente em feiras e eventos que divulguem esse potencial, além de buscar mecanismos para que possamos ampliar a infraestrutura necessária para atrair turistas, como a sinalização, melhoria do acesso com rodovias, reurbanização de espaços turísticos e outros. Estamos buscando investimentos para dotar o Piauí da infraestrutura necessária para receber bem o turista, junto a instituições governamentais e também junto a iniciativa privada”, elencou o secretário durante uma Mesa Redonda.

Com essas ações, o objetivo, segundo o secretário, é promover as potencialidades dos atrativos turísticos do Estado do Piauí, aumentando a competitividade dos produtos e destinos, com melhor organização e estruturação na oferta turística e que permita o acesso de todos os públicos. “Com isso, de forma indireta, estamos proporcionando o desenvolvimento e melhoria dos índices econômicos e sociais, do emprego e renda para a população”, reforçou.

O objetivo do Salão de Turismo é promover o turismo regional no território da Rota das Emoções e discutir novas estratégias e oportunidades para projetar ainda mais o roteiro integrado em todo país. E evento é uma iniciativa do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nos Estados. Para isso, foram convidados para o evento operadores de turismo, empresários e fornecedores do setor turístico para participarem de rodadas de negócios para negociações dos pacotes envolvendo o roteiro.

A Rota das Emoções é um roteiro integrado que liga os estados do Maranhão, Piauí e Ceará e envolve 14 municípios. No Maranhão, os municípios que integram a rota são Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. Já no Piauí, são Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. No Ceará, os municípios que fazem parte do roteiro são Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

O secretário reforçou que, nesse momento, os Governos dos três Estados tenta reafirmar a Rota das Emoções como um roteiro turístico atrativo. "O Piauí é lindo, temos uma beleza rica, além de conhecer e se envolver por nossas praias, o turista também tem como opção um ambiente ecológico, uma natureza linda que permite a prática de esportes", destacou. O Salão de Turismo Rota das Emoções acontece até este sábado, 27 de Junho.  

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais