Cidadeverde.com

Notícia da Manhã fala sobre doenças do coração na infância

Imprimir

Nesta terça(30), o quadro Saúde do Notícia da Manhã falou sobre a saúde do coração na infância e especialmente sobre uma doença difícil de tratar : a estenose aórtica.

A doença se caracteriza por uma redução da abertura da válvula aórtica que aumenta a resistência à passagem do fluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a aorta. O problema costuma aparecer na terceira idade, sendo congênita na infância. Neste caso, o tratamento é cirúrgico.

O telejornal exibiu uma reportagem sobre o drama do pequeno Ithan, de cinco meses, que há quatro está internado, respirando com o auxílio de aparelhos. O bebê tem a doença e somente uma cirurgia pode curá-lo, mas no Piauí esse procedimento não é feito. O local mais próximo que realiza esse tipo de cirurgia é em Fortaleza e custa 75 mil reais.

No estúdio, a apresentadora Nadja Rodrigues entrevistou o médico cardiologista pediátrico, Marcelo Madeira, que atende o garoto e confirmou o diagnóstico. "O Piauí se deixou atrasar um pouco em cardiologia pediátrica. O Ithan ou sai do Piauí ou não vai conseguir sobreviver”, disse.

O cardiologista disse ainda que problemas cardíacos em crianças podem ser diagnosticados  ainda no útero, através de uma ultrassom simples e que depois de nascido existe o teste do coraçãozinho, feito no dedinho da mão e do pé, onde as cardiopatias mais graves já podem ser descobertas.

Doutor Marcelo Madeira falou também que a grande maioria das cardiopatias em crianças são congênitas e é importante observar sinais como: bebês cansados, magrinhos e com dificuldades para mamar; roxinhos; com sopro no coração e arritmias.

Veja na íntegra o quadro Saúde sobre problemas do coração na infância!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais