Cidadeverde.com

Arquitetura bioclimática visa amenizar os impactos da construção civil

Imprimir

Dotada de iluminação natural e conforto ambiental, a arquitetura bioclimática visa amenizar os impactos da construção civil. Logo, este tipo de arquitetura busca, através da utilização de técnicas, conhecimentos construtivos e elementos arquitetônicos, tirar proveito do entorno onde o edifício será construído para oferecer aos moradores mais qualidade de vida, atendendo aos princípios de sustentabilidade e conforto térmico.

Em outras palavras, a arquitetura bioclimática procura economizar energia elétrica e aumentar o bem estar dentro das edificações. A iluminação natural é considerada de suma importância nesses projetos, que quando bem utilizada, diminui a necessidade de luz artificial e instalação de ar-condicionado, considerando que a luz artificial é convertida em calor.  Entretando, é necessário que o espaço seja bem muito bem planejado para garantir que não haja demasiada radiação solar direta, provocando o aquecimento do ambiente. A luz natural auxilia ainda na saúde mental e fisíca e tem sido um mecanismo cada vez mais procurado e popular entre as pessoas, segundo o site agenteimovel.


Os projetos bioclimáticos não são necessariamente separados ou complementares a um projeto de arquitetura, ou seja, não é uma categoria separada como se entende com projetos complementares de uma edificação – como hidráulica, elétrica,etc.Existem muitos profissionais especializados em projetos de arquitetura bioclimática e climatização natural que dão consultoria sobre esse assunto que começa a ser explorado cada vez mais pelos profissionais do setor.


Outro fator que é levado em consideração é a ventilação, pois é a responsável pela renovação do ar, refresca o local e ajuda a remover a umidade. Em um projeto bioclimático, é levado em conta a direção dos ventos, que pode substituir a instalação de resfriamento artificial, diminuindo o consumo de energia.
 
Quando falamos de uma edificação já existente, pode haver projetos que visam a melhoria do consumo energético e do conforto térmico natural através do uso de estratégias e implantação de elementos arquitetônicos no edifício.


Ultimamente, a maior dificuldade para a instalação de arquitetura bioclimática nas edificações é a ausência de criatividade e conhecimento técnico. A falta de exploração tem sido o maior entrave para que fatores determinantes deixem de ser levados em consideração na hora de reformular ou construir uma edificação sustentável.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais