Cidadeverde.com

Semtcas mantém serviço de emissão de carteiras de trabalho

Teresina vem se destacando na geração de empregos, e com isso já se consolidou como a quarta capital do país na geração de empregos e a segunda do Nordeste, segundo dados do Cadastro Geral de Empregos (CAGED), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Entre os setores que mais contribuíram para o resultado satisfatório está o de Call Center, que abre as portas para o mercado de trabalho principalmente, para os jovens da capital.

E para facilitar a vida desses jovens que estão sendo inseridos no mercado de trabalho, a Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal do Trabalho Cidadania e Assistência Social (Semtcas), iniciou no mês de maio desse ano o serviço de emissão de carteiras de trabalho.

“As empresas que chegam até nossa capital contratam muitos jovens, e a Prefeitura de Teresina contribui de diversas formas, entre elas, com o serviço de expedição da carteira de trabalho, que é fundamental para a contratação no primeiro emprego. Somente nesses dois meses de atendimento foram feitas o total de771 carteiras, que é um número satisfatório”, explica o Chefe de Divisão e Expedição de Documentos da Semtcas, Valmir Alexandrino.

Os interessados devem procurar inicialmente o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), mais próximo de sua residência, que marcará a data para que a pessoa realizar a expedição do documento na Semtcas. Quando se dirigirem ao CRAS, os interessados devem levar documentos pessoais, tais como: identidade, CPF e comprovante de residência com CEP atualizado. No local, serão emitidas primeira e segunda via da carteira. 

Podem solicitar o serviço pessoas maiores de 16 anos, com exceção para menor aprendiz de 14 anos, que também podem tirar a carteira.

Quem vai tirar a segunda via deve informar o número de série da carteira antiga. Em caso de roubo, a pessoa deve levar o boletim de ocorrência. O prazo de entrega a partir da entrada no sistema é de 15 dias.

A Chefe Substituta do Núcleo de Identificação e Registro Profissional (NEPROF) do Ministério do Trabalho, Conceição Lima, órgão que atua com a Prefeitura no serviço, destaca a importância da parceria.

“É uma forma de descentralizar o atendimento. Temos mais de 20 convênios e a Prefeitura é uma grade aliada nessa questão, é importante, pois o usuário ele tem mais possibilidade de fazer esse tipo de serviço”, ressalta.

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais