Cidadeverde.com

O que é mito e verdade no consumo de aveia?

Imprimir

Muitos benefícios para a saúde são fornecidos através do consumo de aveia. Além disso, a aveia pode ser considerada um super grão por ser um cereal integral que apresenta quantidades maiores de proteína e de fibras, reunindo mais benefícios em um só grão. Porém, existem alguns mitos e verdades sobre este super grão. 

 

 

A aveia não pode ser consumida à noite
MITO. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, a aveia pode ser consumida do café da manhã ao lanche da noite. A aveia combina com frutas, iogurtes e pode ser uma ótima opção de lanche noturno. Esse grão fornece carboidratos complexos, que possuem digestão mais lenta e promovem maior sensação de saciedade. Assim, sua ingestão pode ajudar na diminuição da sensação de fome ao acordar.

 

A aveia possui antioxidantes
VERDADE. A aveia contém antioxidantes como a vitamina E e compostos fenólicos. Além disso, contém um composto único chamado avenantramina, que não está presente em outros cereais. As avenantraminas desse super grão possuem importante atividade antioxidante e anti-inflamatória. Os antioxidantes são substâncias que impedem danos causados às células por substâncias conhecidas como radicais livres.

 

Aveia engorda
MITO. A aveia, por ser rica em fibras, promove sensação de saciedade. Dessa forma, a ingestão alimentar na próxima refeição tende a ser menor e consequentemente a quantidade de calorias também.

 

A aveia é um alimento bom para o humor
VERDADE: a aveia contém um aminoácido chamado triptofano. Esse aminoácido é importante na liberação de serotonina, uma substância que age no cérebro promovendo sensação de prazer e bem estar.

 

A aveia não pode ser consumida por diabéticos.
MITO: a aveia, apesar de ser fonte de carboidratos, é um alimento rico em fibras solúveis, conhecidas como beta-glucanas. Esse tipo de fibra ajuda no controle da glicemia, diminuindo a absorção e digestão de outros carboidratos. Sendo assim, pode ser consumida por diabéticos como parte de uma alimentação saudável.

 

A aveia é um alimento versátil
VERDADE: a aveia pode ser incorporada em diversas receitas, do mingau que já conhecemos até bolos, tortas, vitaminas e biscoitos, entre outras preparações. Pode melhorar a consistência e incrementar recheios e substituir parte da farinha de trigo no preparo de tortas e pães. Além disso contribui para a retenção da umidade em bolos.

 

 

Fonte: Oraculum Inteligência em Nutrição e Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais