Cidadeverde.com

Ministra da Agricultura garante que governo vai apoiar desenvolvimento sustentável

Imprimir

A ministra Kátia Abreu, participou nesse sábado do do 1º Simpósio Municipal de Desenvolvimento Regional do Matopiba, no município de Corrente (PI). a 900 km de Teresina. Em discurso, ela revelou que o Governo Federal irá apoiar o desenvolvimento sustentável dos produtores do Matopiba. O evento serviu para promover articulações e debates e propor medidas em torno da formulação de diretrizes, objetivos e metas do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, lançado pelo governo federal em maio deste ano.

Katia Abreu mostrou as potencialidades do Matopiba, como 70 milhões de hectares de terra produtiva e natureza, mas que precisam de investimeto das inciativas pública e privada. "Nós vamos focar três áreas distintas no desenvolvimento agropecuário do Matopiba; infraestutura, no sentido da criação de estradas, hidrovias, ferrovias, energia, armazenagem e abastecimento, o segundo ponto é investir em inovação, tecnologia e qualifcação profissional, preparação da mão de obra e treceiro ponto, é a classe média rural do Matopiba", argumentou. 

Ministra em Simpósio. Foto: Governo do Piauí

“O Matopiba veio corrigir erros do passado e está amparado em três focos de desenvolvimento como infraestrutura; inovação, tecnologia e qualificação profissional e classe média. Nessa fronteira do desenvolvimento devemos destacar o que é vocação e o que o mercado precisa respeitando as características de cada estado. E, aqui, elogio Wellington Dias por dividir com seus companheiros as possibilidades de levar de porta em porta esse desenvolvimento”, afirmou. 
A região da Matopiba é formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é uma das principais áreas do mundo em expansão na produção de grãos. Considerado a última fronteira agrícola do mundo, atualmente representa cerca de 10% da produção de grãos no Brasil. É estratégico para a ascensão social dos pequenos produtores locais e para o incremento da produção e da exportação agropecuária do país.

O evento foi promovido pelo governo do estado do Piauí e pela prefeitura de Corrente, e realizado durante a 40ª ExpoCorrente.

À tarde, Kátia Abreu visitou a 40ª ExpoCorrente, no Parque de Exposição Alberto Tavares da Silva.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais