Cidadeverde.com

Maternidades desenvolvem ações de incentivo ao aleitamento materno

Imprimir

Com o tema “Amamentação e Trabalho: para dar certo o compromisso é de todos” serão realizadas atividades educativas, culturais e de incentivo ao aleitamento materno nas maternidades da Prefeitura de Teresina e distribuição de camisetas para as mães que estão amamentando. As ações fazem parte da Semana Mundial de Amamentação, que acontece entre os dias 3 a 7 de agosto.

A abertura será na próxima  segunda-feira,dia 3, às 8h, no Shopping da Cidade, com panfletagem e orientações sobre amamentação e trabalho. A atividade é organizada pela Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) e Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi).
 
A presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcêz, destaca que durante todo o ano as maternidades da Prefeitura de Teresina realizam ações para incentivar e orientar as mães. “O enfoque das palestras, rodas de conversas e orientações nos consultórios é a saúde e o desenvolvimento da criança”, ressalta.
 
Na Maternidade do bairro Promorar, acontecem hoje (31), às 15h, palestras com a nutricionista Cintya Rocha, sobre amamentação, e a assistente social Aline Rosa vai abordar os direitos da gestante e licenças.
 
Programação

Na Maternidade Prof. Wall Ferraz, localizada no bairro Dirceu Arcoverde II, acontece a abertura no dia 3, às 9h30, com programação que também enfoca o aniversário de 20 anos da instituição. Na Maternidade funciona o banco de coleta de leite humano, que recolhe junto às mães doadoras o leite que é destinado aos bebês prematuros.
 
Terça-feira, dia 4, o dia todo tem programação com enfoque no tema amamentação. Nos demais dias a programação acontece às 9h. Na quarta, dia 5,  serão comemorados os 20 anos da instituição com apresentação cultural. Na quinta-feira, dia 6,  acontecerão apresentação de peça de teatro e na sexta, dia 7, um café comunitário e apresentação da banda de música 16 de Agosto.
 
Na Maternidade do bairro Satélite, na terça-feira, dia 4, às 8h, terá atividade cultural, seguida de palestra com a nutricionista Flávia Mércia sobre aleitamento materno e fortalecimento do vínculo mãe e filho. Na quarta-feira, dia 5, a enfermeira Vanessa Santos fala do tema aleitamento materno e as formas de garantir a continuidade durante o retorno ao trabalho.
 
Quinta-feira,dia 6, às 8h30,  a palestra com a psicóloga Hévila Mota será sobre aspectos psicológicos relacionados à amamentação e haverá roda de conversa sobre mitos e verdades da amamentação. O espaço será facilitado pela fonoaudióloga Paula Oliveira, a enfermeira Simony dos Santos e pela assistente social Suzianne Santos.
 
Sexta-feira,dia 7, tem panfletagem na maternidade e roda de conversa coordenada pela fonoaudióloga Paula Oliveira e pelo neonatologista Carlos Veras,  com o tema incentivo ao aleitamento materno e as situações em que a mãe é orientada a não amamentar. 


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais