Cidadeverde.com

Encontros e Reencontros: atleta, deputado e promotor recriam fotos antigas

Imprimir

O judoca piauiense João Batista Romeiro, o deputado federal Rodrigo Martins (PSB) e o promotor Carlos Rubem Campos Reis aderiram à proposta da TV Cidade Verde que, através do especial Encontros e Reencontros, programa em homenagem aos 163 anos do aniversário de Teresina, buscou incentivar o reencontro de amigos e familiares com a recriação de fotos antigas. 

Na primeira foto, o judoca de 20 anos aparece ao lado da mãe Vera Xavier, quando tinha apenas quatro anos de idade e ainda usando seu primeiro kimono. O segundo registro é de 2013, quando o judoca acabara de receber a faixa preta. 

"Foram as duas datas mais importantes da minha carreira de judoca. O momento em que eu comecei a treinar e o que eu recebi a faixa preta. Tinha que tinha que ser com a mãe, porque foi a pessoa responsável por tudo acontecer, por eu chegar à faixa preta e ter tantas conquistas no judô", explica sobre a importância dos momentos reproduzidos nas imagens.  

Quem também resolveu reproduzir momentos imortalizados através de fotografias foi o deputado federal Rodrigo Martins (PSB), que recriou a foto com seus dois irmãos depois de 22 anos. Ele contou à equipe Cidade Verde que foi um bom momento de recordação do seu tempo de infância com seus familiares.

A foto foi tirada em 1993, pela mãe de Rodrigo, Evanil Martins, na casa da sua avó Espírito Santo, quando ele e seus irmãos, Luis Marins Filho, 35 anos, e Guilherme Portela, 28 anos, estavam reunidos depois que saíram da escola, quando ainda cursavam o ensino fundamental.

"Era o nosso ponto de encontro todos os dias quando saíamos da escola, sempre íamos à casa da nossa avó e a foto foi tirada lá por minha mãe, pela data que consta na foto, foi em abril de 93. Então, a gente resolveu reproduzir essa foto que nos traz boas lembranças de uma época muito boa da nossa vida", contou.

Como a casa da avó foi vendida, Rodrigo Martins explicou que a segunda foto aconteceu na casa do seu pai, agora em 2015. 

Já o promotor Carlos Rubem Campos Reis, reproduziu uma foto tirada há 52 anos no mesmo local onde havia sido feita a primeira vez. A segunda foto foi feita quando ele retornou em 2015 à Casa de Fazenda Canela, na zona rural de Oeiras, que pertence a sua família. 

Ele decidiu reunir seus irmãos Paulo Jorge e João Henrique e sua tia materna Rita Campos para fazerem a reprodução da mesma foto, no mesmo local e no dia de seu aniversário. “A mesma emoção infantil outrora vivida, recompondo tal instantâneo no mesmo lugar, com as mesmas pessoas. Foi uma tentativa aproximada da reprodução do retrato guardado no baú do tempo”, destacou.

De acordo com o promotor, a foto original foi feita em 1962, após sua tia ter feito um curso em São Paulo e retornar trazendo uma camisa para ele do bicampeonato do Brasil na Copa do Mundo no Chile. Carlos Rubem tinha quatro anos de idade.  

“Numa manhã de domingo daquele ano, certamente, encontrando-se a minha família passando uma temporada na Casa de Fazenda Canela – construção do último quartel do século XIX, cujo antigo dono foi o meu bisavô Antônio Francisco Nogueira – eis que por lá apareceu, avis rara, um fotógrafo. A meninada que brincava debaixo das árvores foi chamada para ser clicada. Rita Campos, que usava uma camisa polo escura e saia plissada branca, fez-se emoldurar pelos meus irmãos Paulo Jorge e João Henrique. De minha parte, achei por bem reproduzir uma pose que via nas revistas esportivas daquela época: como o meu ídolo, Garrincha, o mais badalado jogador daquela copa do mundo, fazia, agachei-me num só joelho e procurei eternizar o meu largo sorriso”, descreve a cena.

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais