Cidadeverde.com

Obras de restauração do Clube dos Diários devem custar R$ 600 mil

Imprimir

Fotos: Ascom Secult

O Governo do Piauí estima que R$ 600 mil sejam gastos na reforma do Complexo Cultural Clube dos Diários, que deve começar em breve. Nesta semana, o governador Wellington Dias (PT) decretou situação de emergência no local por conta de problemas na estrutura do local. 

As obras vão servir para recuperar calçadas, telhado e forro de madeira, este último o problema mais urgente a ser resolvido. A galeria do clube, que é tombado, já foi interditado por questões de segurança. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Cultura (Secult), uma vistoria feita em março constatou que parte da estrutura está danificada. O decreto de emergência permite que a obra seja feita em 180 dias e com dispensa de licitação. 

“Todo o teto do Complexo será refeito e impermeabilizado. São prédios centenários, tombados e cujos reparos exigem uma série de cuidados. Ao identificarmos os danos na estrutura física, principalmente no forro do Clube dos Diários, pedimos agilidade na realização da obra”, diz Patrícia Mendes, arquiteta e coordenadora de registro e conservação da Secult.

O secretário Fábio Novo defendeu a restauração. “É um bem tombado, de responsabilidade do Estado e não podemos esperar muito tempo. A lei permite que seja feita essa intervenção. A vistoria constatou os problemas e logo trataremos de acionar o Governo do Estado. O Complexo ganhará a restauração que merece, visto que nos últimos anos só vem sendo feitas pequenas manutenções, que não resolvem o problema.”

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais