Cidadeverde.com

Charlie Hebdo é criticado por capa ironizando menino sírio morto

Imprimir

Meses após um dos episódios mais chocantes do ano, o “Charlie Hebdo” voltou a se ver diante de polêmica. Desta vez, o semanário humorística que foi alvo de um massacre em Paris fez uma capa mostrando o menino sírio Aylan Kurdi morto na praia turca de Bodrum com uma mensagem satírica dizendo que ele “fracassou a chegar à Europa” porque seria muçulmano.

Cartuns do 'Charlie Hebdo' irritaram advogados - Reprodução.

Na imagem, o menino que se tornou símbolo da crise migratória aparece morto na praia diante de um anúncio da rede de fast food McDonald’s, que diz “dois menus de criança pela preço de um”. A legenda diz “Tão perto da meta”.

Em outro cartum, legendado com “A prova de que a Europa é cristã”, o menino aparece como uma figura martirizada como Jesus, com mensagens dizendo que “os cristãos andam na água e crianças muçulmanas afundam”. E, em outra, ele aparece com um personagem de um programa de TV infantil e a mensagem mostra “Bem-vindo à ilha das crianças”.

Várias pessoas criticaram a atitude do semanário. Entre autoridades que condenaram a edição, o advogado Peter Herbert, diretor da Sociedade de Advogados Negros do Reino Unido, afirmou que o órgão abrirá uma medida contra o periódico.

“O jornal é uma publicação racista, xenofóbica e ideologicamente falida que representa o decaimento moral da França”, escreveu no Twitter.

Outros internautas relembraram a campanha "Je suis Charlie", que defendeu a liberdade de expressão após o ataque em Paris.

À época do massacre, o jornal era criticado por fazer piadas em detrimento de fé islâmica. Alvo de um outro ataque anos antes, ele teve 12 colaboradores mortos por conta de seus conteúdos satíricos com os muçulmanos.

Fonte: O Globo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais