Cidadeverde.com

Construção de terminal derrubará 177 árvores no Parque Piauí

Os moradores do Parque Piauí não aceitam a derrubada de 177 árvores na praça do bairro onde será construído um dos terminais de passageiros do sistema de transporte público na capital. Tapumes cercam o local onde se concentram pés de Oiti, Flamboyant, dentre outras.

“Esses árvores me viram crescer. Desde criança eu brincava aqui”, disse Luciene Rego, professora. “Cuidei dessas árvores. Aguei desde pequenas”, reclamou outra moradora.

De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a quantidade de árvores retiradas pode ser reposta em outro posicionamento no mesmo lugar ou o plantio de novas mudas em outras regiões da cidade. Existe ainda a possibilidade de uma compensação financeira com recursos em dinheiro investidos em outros projetos ambientais.

“A cidade precisa crescer de outra forma, então a gente teve o cuidado de licenciar cada terminal levando em conta a compensação que é feita no plantio dessas árvores em outros lugares”, justifica o secretário de Meio Ambiente Aluísio Sampaio.

No bairro Bela Vista as árvores já foram derrubadas. Os vizinhos da praça do Parque Piauí querem evitar que as imagens se repitam. “Se fosse um de nós moradores derrubando uma árvore, a gente ia até preso. Vinha todo mundo denunciar”, protesta a aposentada Mariza Angelim.

A comunidade encaminhou ofícios à polícia ambiental e pretende acionar o Ministério Público. Um protesto está sendo organizado para o próximo sábado. As medidas em nada devem mudar a situação. Os oito terminais da prefeitura serão construídos até 2017 nos locais onde foram previstos.

“O terminal é uma estrutura muito grande, por isso a gente precisa de um terreno com uma extensão considerável para comportar. Das proximidades, o terreno que estava mais passivo a ser instalado o terminal era essa, porque já era um terreno público”, explica a arquiteta Lívia Macedo.

Hérlon Moraes (Com informações da TV Cidade Verde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais