Cidadeverde.com

Notícia da Manhã fala sobre obesidade no quadro Saúde; veja

Imprimir

O quadro Saúde, do Notícia da Manhã, desta terça(6), falou sobre obesidade. Segundo o IBGE, 82 milhões de brasileiros, maiores de 21 anos, estão acima do peso. Esse número cresceu 20 por cento nos últimos 15 anos.

O telejornal exibiu uma reportagem mostrando o exemplo do jornalista Lucas Rocha, que perdeu 26 quilos após iniciar atividade física regular e uma dieta balanceada. Lucas pesava 110 quilos e segundo ele, se sentia cansado e não tinha motivação para nada.

A reportagem mostrou que para o diagnóstico simples da obesidade foi criado pela Organização Mundial de Saúde o IMC(Índice de Massa Corporal), que é calculado pelo peso da pessoa dividido pela altura ao quadrado. Esse Índice pode indicar se o indivíduo está muito abaixo do peso ou com obesidade cosiderada mórbida. Outros fatores como idade, sexo e condicionamento fisico devem ser analisados para fechar um diagnóstico mais preciso.

No estúdio, o médico gastroenterologista, Lucídio Leitão, falou mais sobre o assunto. Segundo ele, a má alimentação e a diminuição da atividade física são fatores que levam à obesidade. Ele citou ainda o comportamento das crianças de hoje, que ficam muito tempo paradas vendo televisão ou mexendo no smartphone. E ainda, a facilidade que se tem atualmente em encontrar alimentos ricos em carboidratos e refrigerantes, o que não era comum no passado.

O médico ainda disse que a gordura pode se acumular de duas formas no corpo humano. Na parte da barriga, mais comum nos homens e chamada de obesidade tipo maçã, e nos quadris, comum nas mulheres e conhecida como  tipo pêra. "A obesidade maçã é mais perigosa, pois infiltra o fígado e o coração. É mais associada a doenças cardiovasculares, câncer e doenças de articulação", falou.

Lucídio Leitão acrescentou que a obesidade tipo maçã diminui a qualidade de vida e aumenta a possibilidade de morrer mais cedo. O especialista ainda destacou um problema sério da sociedade moderna, que pelo corre corre do dia a dia, come pouco pela manhã e muito à noite. "Tem que se educar! Comer mais durante o dia", completou.

Outro ponto levantado pelo endocrinologista foi sobre a importância de identificar o perfil da pessoa. Tem pessoas que comem muito e são magras e outras que comem pouco e ganham peso. Nesse último exemplo, o médico disse que pode haver uma baixa atividade metabólica e tem de ter atividade fisica para emagrecer.

Veja na íntegra o quadro Saúde!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais