Cidadeverde.com

Fifa revela que já abriu investigação sobre Ricardo Teixeira

Imprimir

A Fifa usou o seu site nesta quarta-feira para afirmar que um grupo de 11 dirigentes está sob investigação pela câmara investigatória de seu Comitê de Ética. Entre os cartolas citados consta o nome de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e antigo membro de seu Comitê Executivo. 

Fonte: Getty Images

Entre outros dirigentes cujos atos são investigados estão seu próprio presidente e secretário geral, Joseph Blatter e Jérôme Valcke, respectivamente. Além deles, dois ex-craques estão sendo sob suspeita: o francês Michel Platini, vice-presidente europeu, e o alemão Franz Beckenbauer, ex-membro do Comitê Executivo e ex-presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2006. 

Completam a relação: Worawi Makudi, Jeffrey Webb, Amos Adamu, Eugenio Figueredo, Nicolás Leoz e María Villar Llona. O comunicado distribuído pelo Comitê de Ética, presidido pelo sueco Hans-Joachim Eckert, afirma que há mais dirigentes sendo investigados. "Por razões processuais, nenhum outro nome de partes afetadas pelo procedimento serão divulgadas no momento", afirma. 

Os únicos detalhes que a entidade admitiu investigar dizem respeito a Blatter, Platini e Valcke. O primeiro é o depósito de dois milhões de francos suíços feito pela gestão Blatter a Platini em fevereiro de 2011. Ambos os cartolas afirmam que a quantia foi desembolsada para pagar o francês por serviços prestados entre 1999 e 2002. Já Valcke é acusado de "uso indevido de verba e outras infracções as regras e regulamentos".

Tanto Blatter como Platini e Valcke estão suspensos de qualquer atividade relacionada ao futebol ao por 90 dias. Os demais dirigentes ainda não receberam nenhum tipo de punição como resultado da atual investigação. A fifa Fifa se limita a dizer que eles podem ter infringido seu Código de Ética. 

Teixeira, de 68 anos, foi presidente da CBF de 1989 a 2012, quando, pressionado tanto pela Fifa como pelo Governo Federal, acabou renunciando. Ele também entregou seu cargo no Comitê Executivo da federação internacional -- a vaga hoje é ocupada por Marco Polo Del Nero. 


Fonte: IG

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais