Cidadeverde.com

Candidatos reclamam de pista e sinalização nos testes práticos do Detran

Imprimir

Candidatos que fazem o teste prático para conquistar a Carteira Nacional de Habilitação em Teresina reclamam que a pista do Detran-PI apresenta problemas como buracos e falta de sinalização adequada. Hoje, cerca de 400 candidatos realizam os testes de baliza e percurso do Departamento, onde  40 a 50% são reprovados. Muitos atribuem as reprovações as más condições do espaço físico para a realização da prova. 

Reportagem do Jornal do Piauí desta quinta-feira (29) mostrou que a maior causa de reprovação é o nervosismo demonstrado pelos candidatos. Segundo os instrutores, a tensão é percebida nos gestos.

O pedreiro Izanias Alves foi reprovado. Ele reclama que as deficiências da pista atrapalham a realização do percurso. Jailson Borges, estudante candidato à habilitação, também fala da falta de sinalização horizontal e também vertical adequada, que para ele acaba por comprometer o desempenho, assim como os buracos no local onde é realizado o teste da baliza.

Venâncio Cardoso, diretor de habilitação do Detran-PI, disse que as recomendações e reclamações da população são válidas e que o que impede a melhoria do espaço fisco de realização dos teste é a falta de recursos.“Para tornar o ambiente perfeito o valor é alto, mas o diretor do Detran já está tentando viabilizar o valor”. 

Questionado sobre quando as melhorias na pista irão ser realizadas, Venâncio disse que só serão possíveis o ano que vem, porque tem que ter todo um processo para a contratação de empresa.

O diretor anunciou medidas que visam a melhoria da realização das provas. “Para que haja uma maior relação de transparência na hora da realização dos exames práticos, está sendo realizada uma parceira com a Secretaria de Segurança Pública, através do Programa ‘Craque, é possível vencer!’ e um ônibus com câmeras de grande precisão e tecnologia vai ficar 24 horas fazendo filmagens em um raio de 600m, tanto para o combate as drogas no entorno, como vamos poder gravar e monitorar todos os testes, a fim de observar melhor a realização dos nossos exames, para que sejam feitos com mais segurança, com a possibilidade de revê-los, para saber se houve algum erro”, explicou Venâncio.

Venâncio disse também que o próximo desafio do Detran é a realização de um curso de reciclagem com os examinadores e também com instrutores das autoescolas, a fim de prepará-los melhor para lidar com os examinandos, pois assim eles vão ficar menos nervosos e o êxito nas aprovações pode ser maior. “O curso tem parâmetros para que a realização dos testes seja mais homogêneas", disse.


Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais