Cidadeverde.com

CPI no Senado convoca ex-diretor da Fundac por suspeita de extorsão de US$ 1,5 milhão

Imprimir

O Senado aprovou nesta semana o pedido para que Halysson Carvalho Silva, ex-diretor da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), seja ouvido pela CPI do CARF, a Comissão Parlamentar de Inquérito que apura irregularidades no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda. O depoimento está marcado para a próxima quinta-feira (5). 

O pedido para ouvir Halysson Carvalho foi feito pelo senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), após a prisão do ex-gestor piauiense e mais quatro pessoas na última segunda-feira (26), quando a Polícia Federal deflagrou uma nova fase da Operação Zelotes. De acordo com o requerimento, o ex-diretor da Fundac é suspeito de extorsão.

"É fundamental que esta CPI possa ouvir tais personagens, dentre os quais se destaca HALYSSON CARVALHO SILVA, suspeito de tentar extorquir o empresário Eduardo Sousa Ramos para dele obter US$ 1,5 milhão", diz o requerimento aprovado pela CPI na última quinta-feira (29). 

Veja a íntegra do documento convocando Halysson Carvalho

Eduardo de Souza Ramos foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento no dia das prisões. Ele foi um dos sócio-fundadores da Mitsubishi no Brasil. 

A Justiça Federal já negou tanto o relaxamento da prisão de Halysson Carvalho como a conversão da mesma em prisão domiciliar. Ele ainda aguarda decisão do pedido de transferência para Teresina (PI). 

O Cidadeverde.com tentou contato com o advogado de Halysson Carvalho por telefone, mas não obteve sucesso.

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais