Cidadeverde.com

Assis impõe "tolerância zero" a "caronas" de ambulâncias do interior

Imprimir
Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

Carro do "SOS Oeiras" levada 10 pessoas: "microônibus ambulância"

 
O secretário estadual de Saúde, Assis Carvalho, declarou "tolerância zero" ao transporte ilegal de passageiros em ambulâncias. Um convênio assinado com a Polícia Rodoviária Federal aumentou o rigor na fiscalização para que abusos sejam contidos, especialmente no período eleitoral, quando surgem denúncias de uso dos veículos por parte de candidatos para transporte de passageiros.
 
"Nós assinamos um convênio para autorizar a PRF a proteger os recursos públicos. São ambulâncias compradas e financiadas pelo SUS, conduzindo pessoas para cima e para baixo. Nesse período eleitoral as coisas pioram. Todo mundo quer dar carona para os amigos usando dinheiro público. Tá uma esculhambação", disse Assis. "Nós não vamos aceitar isso. É tolerância zero, venha de onde vier", acrescentou.

De acordo com José Jones Pereira, inspetor da PRF, a parceria tem surtido efeito. Só nesta segunda-feira (28), oito ambulâncias foram verificadas no posto de Teresina da BR-316, na zona sul, e apenas uma multada. Algo positivo para quem no mês passado multou uma ambulância da cidade de Oeiras com 21 pessoas.
 
E nesta segunda-feira, mais um veículo de Oeiras foi retido para averiguação. A ambulância vinha com 10 passageiros, mas contava com autorização do Detran para transportar 15 pessoas por ser registrada como "microônibus ambulância", segundo a PRF. Os ocupantes, nenhum deles em situação de urgência, afirmaram que vinham fazer consultas em Teresina por falta de médicos especialistas na Primeira Capital. A ambulância de resgate tinha placa LWJ-0612. Depois de meia hora de espera, todos foram liberados. 
 
Assis Carvalho, que já dirigiu o Detran Piauí, disse desconhecer o registro de microônibus ambulância e vai apurar o caso. Ainda sobre o uso irregular dos veículos, o secretário disse que já enviou comunicados para as prefeituras alertando sobre o crime que está sendo cometido, e quer que a Polícia Federal entre no caso, por se tratarem de recursos federais usados no financiamento.

Mais transporte irregular
A carona ao qual o secretário se referiu não acontece somente em ambulâncias, e ainda assim continua irregular. Nesta segunda-feira, uma Kombi branca de placa LVK-5591 foi multada em R$ 86 por excesso de passageiros. O veículo é da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Várzea Grande, e trazia 14 passageiros quando só poderia levar nove. De acordo com o inspetor Davinew Pessoa, os cinco excedentes tiveram de ser acomodados em outro veículo para que a Kombi fosse liberada. 

Yala Sena (flash da BR-316)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: