Cidadeverde.com

Entenda o que é crudivorismo, que a cada dia ganha mais adeptos

Imprimir

Já se imaginou comendo apenas alimentos crus ou levemente cozidos? É assim que é a alimentação de quem segue o crudivorismo, um tipo de dieta vegetariana.

“ Os adeptos chamam de ‘alimento vivo’ e comem vegetais, frutas, brotos, germinados e oleaginosas”, explica a nutricionista Luciana Machado.

Carnes ou qualquer opção de origem animal, alimentos processados, industrializados e refinados não fazem parte do cardápio crudívoro. “Priorizamos alimentos vindos diretamente da Mãe Natureza”, acrescenta Elias Pereira, que é adepto do crudivorismo há quase 10 anos.

Quando os alimentos são aquecidos ou cozinhados de alguma forma, certas vitaminas, proteínas e gorduras sensíveis ao calor são destruídas, inativadas ou oxidadas. “O máximo que usamos do fogo é amornar até 42°C”, completa Elias.

“Além disso, enzimas presentes nos vegetais são desativadas no cozimento, fato que dá muitas vantagens aos crudivoristas já que os alimentos ricos em enzimas alimentares estimulam o processo digestivo”, fundamenta a nutricionista.

Luciana ainda revela que, por outro lado, a biodiponibilidade (absorção e aproveitamento) de alguns nutrientes somente é ativada com o cozimento, como alguns fitoquímicos como betacaroteno e licopeno.

 

 

Vantagens do crudivorismo

+ Facilidade enzimática para transformar alimento em energia vital;
+ Vegetais e frutas crus contribuem para estabilizar o PH sanguíneo;
+ O organismo torna-se um meio menos propício para fungos, bactérias e vírus;
+ Melhora na digestão;
+ Potencializa o aproveitamento das vitaminas;
+ Maior sensação de disposição;
+ Menos queixas de mau humor;
+ Pouca incidência de problemas gastrintestinais e imunológicos.

 

Pontos de atenção

“Algumas sementes, grãos e todas as leguminosas possuem fatores antinutricionais que são inativados com o cozimento ou com a germinação correta”, alerta a nutricionista.

Outra questão é a nutrição adequada e completa. Assim como no vegetarianismo, é preciso buscar fontes de proteínas, gorduras, vitaminas e mineirais para suprir a ausência de ingestão de carnes e produtos de origem animal.

É preciso consultar um profissional de nutrição para elaborar em conjunto um cardápio equilibrado e talvez uma suplementação complementar, sobretudo de vitaminas do complexo B. “O crudivorismo requer muita disciplina e uma real mudança no estilo de vida”, acrescenta Luciana.


Fonte: Revista Shape

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais