Cidadeverde.com

Novembro registrou o maior índice de homicídios de 2015 no Piauí

Imprimir

Novembro foi o mês com a maior quantidade de assassinatos no Piauí durante todo o ano de 2015, de acordo com o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Piauí (Sinpolpi). Segundo dados da entidade, no total 59 pessoas foram mortas a facadas, disparos de armas de fogo ou pauladas. Na capital foram registrados 30 destes crimes, sendo os 29 restantes no interior e litoral do estado. A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, contudo, contabilizou 64 mortes.

Foto: Wilson Filho/Cidadeverde.com

Antes de novembro, os meses de maio e outubro haviam registrados os mais altos números de homicídios dolosos do ano, com 56 e 53 casos, respectivamente. Maio teve a maior quantidade de assassinatos contabilizados na capital neste ano. Outubro registrou o maior número de homicídios fora de Teresina, sendo 33 no total.

A zona sul de Teresina mais uma vez superou as demais no total de mortes violentas. Foram 10 assassinatos no total. As zonas Norte e Leste tiveram oito cada uma e a zona Sudeste foi a que registrou o menor número de homicídios dolosos em novembro, com quatro casos.

Já entre os municípios, os mais violentos foram União, na Grande Teresina e Luís Correia, no litoral, com três assassinatos cada. Os municípios de Cocal, Luzilândia,  Lagoa Alegre e José de Freitas tiveram dois assassinatos cada. O número de mulheres mortas em novembro no Piauí foi um os menores do ano, com um total de três vítimas. 

Perfil 

No item por ocupação, mais uma vez as pessoas que tiveram ou ainda tem antecedentes criminais foram maioria das vítimas. Treze pessoas caracterizadas como detentos, ex-detentos, traficantes, assaltantes, usuários de drogas ou ex-internos foram mortos no Estado. Este total corresponde a cerca de 20% de todos os casos.  

Vítimas indicadas como lavradores foram 10. A informação pode não corresponder à realidade, por ser comum atribuir às vítimas do interior a profissão de lavrador, ainda que não haja confirmação.

Motivação

Com relação aos supostos motivos dos delitos, o ajuste de contas foi o mais apontado dentre os casos com um total de 11.  Em seguida aparecem os casos de rixa ou vingança com sete. Em 17 crimes não foi possível, até o momento, determinar o motivo.

 

Da Redação com informações do Sinpolpi
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais