Cidadeverde.com

Cai em 80% visitação no Zoobotânico após impasse entre OAB/PI e Semar

Imprimir

O secretário estadual de Meio Ambiente, Ziza Carvalho, declarou ao Cidadeverde.com que a visitação ao Parque Zoobotânico caiu em 80% após as denúncias da Ordem dos Advogados do  Brasil (OAB), secção Piauí. A Semar descobriu que a fonte das denúncias à OAB foi um ex-estagiário do Parque que não foi reaproveitado após o término do contrato. 

 

secretário estadual de Meio Ambiente Ziza Carvalho

“O estagiário não foi reaproveitado no quadro da Semar e resolveu jogar o barro na parede, o que levou ao erro uma instituição responsável e competente como é a OAB. O estagiário usou para denúncias fotos antigas e uma recente de um acidente de moto alegando que um animal havia saído da jaula e ferido a visitante”, argumenta Ziza Carvalho. 

De acordo com o secretário, os visitantes devem estar achando que o Parque estaria interditado o que não procede. "O parque está aberto. Nunca foi interditado", declarou o secretário.

Na denúncia, a utilização de medicamentos vencidos, problemas estruturais e até a situação de animais enterrados em locais inapropriados foram relatados pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Núcleo de Apoio aos Animais da OAB que protocolou uma Ação Civil Pública junto a Justiça Federal.

“Nossa equipe é competente e trabalha de forma eficiente para atender a todas as normativas para o melhor funcionamento do Parque e no bom tratamento aos animais. O que existe no mundo é uma abolição de animais em circo e não em Zoológico, pelo contrário o zoo fortalece a educação ambiental e que não consegue sobreviver no seu habitat natural”, declarou o secretário de Meio Ambiente.  

O diretor informou que a média de visitas é de 179 mil pessoas e antes das denúncias já tinham passado pelo Parque 150 mil. "Foi um baque, a divulgação fez com que a visitação reduzisse de forma considerada porque gerou pânico nas pessoas. Das 40 escolas municipais e estaduais que encerram o ano letivo no Zoobotânico, apenas cinco vieram até agora. Essa denúncia foi feita usando banco de imagens de animais que chegam debilitados no Parque e não mostra a evolução e os cuidados que eles tiveram", declarou.

 


Flash de Carlienne Carpaso
Redação de Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais