Cidadeverde.com

Uvas passas dão sabor ao Natal e ainda faz bem para a saúde

Imprimir

O que já é bom, pode ficar ainda melhor.
É preciso bem mais que um cacho de uvas para fazer um punhado de passas. Três quilos e meio de uva fresca vão dar um quilo de passas.


1 - Efeito laxativo
Inúmeras pessoas que sofrem com a dificuldade para perda de peso lidam com problemas durante a digestão. As fibras são importantes nutrientes que contribuem com o processo digestório, pois favorece o funcionamento intestinal. Com efeito laxativo, um dos benefícios da uva passa é que ela reduz a ocorrência de constipação, além de favorecer a absorção de nutrientes, e também apoiar a eliminação de toxinas e radicais livres, evitando as consequências causadas por tais. A porção de 40g uva passa contém em média 1,5 gramas de fibras, as quais são responsáveis pelo funcionamento regular da flora intestinal. É dito que essa porção equivale à 6% das necessidades diárias ideais para mulheres, enquanto para homens, supre apenas 4% metade da porção de fibras solúveis que contribuem com o controle de glicose e colesterol.


2- Fortalece o sistema imunológico
Um corpo forte é muito importante para reagir positivamente às adversidades externas. Sabendo que uma rotina atribulada é comum para todos, a alimentação é a forma mais segura de garantir proteção. A uva passa possui porção significativa de vitaminas de complexo B, e minerais fundamentais para prevenção de anemia, como o Ferro. Ela ainda conta com um estimulante natural para a produção contínua de células vermelhas, o Cobre que ajuda a garantir a boa composição sanguínea. A arginina contida na uva passas também pode agir no fortalecimento do corpo, evitando fraquezas e mal estar.


3- Ação contra infecções
Os fitonutrientes pofenólicos marcam presença entre os responsáveis pelos benefícios da a passa, pois podem agir como anti-inflamatório. Esses efeitos podem ser convenientes para reduzir a possibilidade de febres e ação de bactérias.


4- Estímulo sexual
Muitos suplementos são apontados como prejudiciais para a saúde, quando o assunto é vida sexual. Para evitar fraqueza sexual, é importante que a suplementação seja obtida a partir de alimentos naturais, como a uva passa, que contém arginina, que é um aminoácido importante para o aumento de libido. O consumo regular é recomendo principalmente para homens que sofrem com disfunção erétil, benefício muito visado na cultura indiana.


5- Ajuda a prevenção do câncer
Os casos de Câncer têm se tornado cada vez mais comuns, o que nos exige maior atenção com os meios de prevenção. A uva passa contém antioxidantes que podem contribuir para proteger o corpo contra a ação de radicais livres e demais agentes que contribuem com o surgimento de tumores na mama, prostata, fígado, entre outros.


6- Cabelos hidratados e com brilho
Se você deseja manter os cabelos hidratados e com brilho, a uva passa pode auxiliar também para reduzir a queda dos fios. Elas são ricas em Ferro, mineral importante para o fortalecimento do organismo de um modo geral. Ele pode fortalecer o couro cabeludo, e ao agir sobre os folícos, possibilita a prevenção da queda dos fios. O fruto seco também contém vitamina C, que é nutriente contribuinte para uma melhor absorção de Ferro.


7- Proteção contra doenças cardiovasculares
Para proteger a saúde do coração e todo sistema cardiovascular, combinar alimentos nutritivos é fundamental para impulsionar os benefícios da uva passa. O fruto é fonte de ;;Potássio, mineral indicado para o controle de Sódio sobre o organismo. É importante ressaltarmos que o Sódio pode contribuir com a retenção de líquidos e principalmente, com o aumento da pressao arterial, o que pode resultar em diversos efeitos negativos. O consumo regular de uva passa pode ser uma excelente contribuição para a prevenção de hipertensão, acidente cerebral vascular, entre outras condições que inferem sobre a saúde do coração.


8- Saúde bucal na gravidez
A uva passa pode ser conveniente para a saúde das mulheres grávidas. É dito que o pequeno fruto pode ajudar na preservação do hálito, pois contém ácido oleanólico, funcional para a prevenção de diversos problemas bucais.


9- Efeito energético
As uvas passas podem oferecer pequena contribuição de energia, pois ela pode fornecer frutose, o que aumenta o nível energético, além de favorecer a absorção de minerais e vitaminas importantes para a saúde. Dispondo de mais energia, poderá ser notado o aumento do rendimento físico, tanto nos exercícios, quanto em atividades do cotidiano, beneficiando também trabalho e estudo. É importante ressaltar que diabéticos devem manter controle sobre as porções ingeridas. A porção de uva passa pode conter em média 34 gramas de carboidratos e 26 gramas de açúcares, os quais podem se transformar em energia rapidamente.


10- Dentes e ossos fortes
O Cálcio e o Ferro são fundamentais para a saúde e resistência dos ossos e dentes, o que preserva a estrutura corporal e articulações. A uva passa pode fornecer esses minerais, e ainda contém Boro, que auxilia na composição óssea, garantindo saúde, e evitando o desgaste. Pode-se dizer que, se aliado com uma alimentação completa em nutrientes, o fruto pode ajudar na prevenção de osteoporose.


11- Músculos
Se você está focado na preservação e crescimento de músculos, é importante saber que a uva passa possui Potássio, mineral funcional para a melhor contração dos músculos e sistema nervoso. Junto à porção saudável de Sódio, o fruto pode apoiar na saúde dos músculos, otimizando o processo de hipertrofia, já que também pode interferir na retenção de líquidos, deixando o volume muscular em maior evidência. A uva passa possibilita que sejam mantidos os níveis energéticos enquanto você está em repouso, por isso, ela garantirá que o metabolismo se mantenha em funcionamento, mesmo após as atividades. Os músculos também podem ser beneficiados com a maior capacidade de absorção de oxigênio, agindo contra radicais livres e evitando danos oxidativos.


12- Controle de peso
As calorias de uma porção de uva passa podem ser intimidadoras, mas não pense que você deve se manter sempre longe do fruto. Se você consumir porções moderadas, é possível degustar o sabor o fruto, e sua dieta será menos sacrificante, o que não será desestimulante, aumentando a possibilidade de resultados efetivos. Qualquer alimentação hipercalórica pode gerar ganho e peso, por isso, a uva passa não pode ser reconhecida como responsável pelo aumento de medidas, por isso, apenas tente sempre queimar um numero superior que as calorias consumidas diariamente. Em uma dieta, é importante que priorizemos uma fonte natural de açúcar, e a uva passa é uma, a qual pode ter esse açúcar transformado em energia para as atividades físicas. O fruto pode ser um excelente aliado para o ganho de peso, mas e consumido de forma moderada, pode ajudar no controle de taxar hormonais, e ainda garantir saciedade, o que induz ao menor consumo de calorias.


13- Olhos saudáveis
A uva passa pode ajudar você a melhorar a saúde de seus olhos. Fornecendo vitaminas de complexo A, se inserida moderadamente à alimentação, pode-se contar com uma ajudinha contra a ação de radicais livres, os quais podem induzir à possibilidade de ocorrência de Catarata, à redução da qualidade da visão, e à degeneração macular.

 

Fonte: Mundo Boa Forma

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais