Cidadeverde.com

Após acidente com professor, doações de sangue quadruplicam e Hemopi faz mutirão

Imprimir
  • hemopi-7.jpg Foto: Wilson Filho/Cidade Verde
  • hemopi-6.jpg Foto: Wilson Filho/Cidade Verde
  • hemopi-5.jpg Foto: Wilson Filho/Cidade Verde
  • hemopi-4.jpg Foto: Wilson Filho/Cidade Verde
  • hemopi-3.jpg Foto: Wilson Filho/Cidade Verde
  • hemopi-2.jpg Foto: Wilson Filho/Cidade Verde
  • hemopi-1.jpg Foto: Wilson Filho/Cidade Verde

Funcionários do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) que estariam de folga neste último dia do ano, voltaram ao trabalho para reforçar a equipe. Isso porque o professor Hélio Maia Queiroz, 55 anos, sofreu um grave acidente nessa quarta-feira (30) em Parnaíba (PI) e está precisando de doações de sangue tipo A+. A quantidade de voluntários quadruplicou no Hemopi neste dia 31. 

Perpétua Medeiros, que realiza o cadastro de doadores no hemocentro, reforçou a equipe para receber as doações nesta véspera de feriado. Segundo ela, trabalhar de forma voluntária hoje vai fazer a diferença para muitas pessoas. 

"Enquanto nesse período a gente normalmente recebe umas 30 doações por dia, hoje somente pela manhã já tivemos 120 doadores e funcionaremos até 18h. Como amanhã vai estar fechado e é período de festas, precisamos de um reforço no estoque. É muito bom ver tanta gente aqui, então nós viemos também, ajudar os colegas. Foi uma fatalidade o que aconteceu, mas as doações serão boas pra muita gente", declarou. 

A maioria dos doares é composta por alunos e ex-alunos do professor Hélio. Um grupo de judocas do Insituto Federal do Piauí (Ifpi), onde Hélio é técnico de judô e futsal, esteve hoje pela manhã no Hemopi e lembrou da última aula do professor antes do acidente, na última terça-feira (28). 

"Ele é uma pessoa muito querida, ninguém esquece depois que conhece ele. Nem precisamos fazer campanha, todo mundo veio quando soube. A família pediu que viéssemos ajudar a todos, mesmo que não fosse o tipo sanguíneo dele", explicou o estudante Michael Douglas. 

Além dele, Ismael Costa, Henrique Costa, Sérgio Prado e José Elias Alves, também foram ao local para doar. Todos são alunos de Hélio e tiveram aula com ele na última terça-feira. 

Gilson Nascimento foi aluno do professor em 2001, seu sangue é AB+, mas ele fez questão de ir ao Hemopi neste dia 31 para ajudar outras pessoas. 

"Tem o feriado, pouca gente vem doar e sempre tem alguém que precisa. Quando soube, tinha que vir. Eu fiquei sabendo pelas redes sociais, espero que muita gente venha doar, que dê tudo certo", disse. 

Quem puder ajudar deve ir ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) - Rua 1° de Maio, 235, Centro - e fazer a doação para Hélio Maia Queiroz, direcionada ao Hospital São Marcos. O Hemopi fica aberto até 18h, sem intervalo para almoço. 

Estado de saúde

Hélio Maia Queiroz é professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e uma das principais referências do judô e futsal no estado. O professor está internado em coma induzido no hospital São Marcos, em Teresina.

Ele ficou gravemente ferido depois que uma viga de madeira caiu sobre sua cabeça, fraturando o crânio. Internado em Parnaíba, o professor foi transferido de avião para Teresina no início da madrugada de hoje.

A cirurgia durou cerca de cinco horas. Ao meio dia deste dia 31, a família divulgou uma nota sobre o estado de saúde de Hélio. Leia na íntegra: 

"Acabou de sair um boletim. Quadro estavel, porém ainda não se pode tirar conclusões sobre melhorias. A pressão intracraniana está alta por causa de edemas. Pressão sanguínea está boa. Em Parnaíba foi feita uma tomografia e querem fazer outra pra comparar, mas não pode ser feita agora pq ele está sedado em coma induzido e a saída dele para fazer o exame pode ser perigosa nesse momento. Ou seja, quadro estável, mas aguardar melhorias. Elaine, esposa do professor Hélio, entrou lá e saiu mais animada, conseguiu relaxar. O médico disse que só pode afirmar se haverá sequelas, daqui há três meses. Porém, há indícios muito bons, pois o médico foi tentar tocar no Hélio e ele reagiu puxando o braço como se não quisesse, dando uma de valente.
Nosso mestre guerreiro é Forte!
Graças a Deus!!!!!!"

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais