Cidadeverde.com

Salão do Livro poderá se tornar patrimônio cultural de Teresina

Imprimir
  • salipi_2015_(1).jpg Thiago Amaral/CidadeVerde.com
  • salipi_2015_(6).jpg Thiago Amaral/CidadeVerde.com
  • salipi_2015_(5).jpg Thiago Amaral/CidadeVerde.com
  • salipi_2015_(4).jpg Thiago Amaral/CidadeVerde.com
  • salipi_2015_(3).jpg Thiago Amaral/CidadeVerde.com
  • salipi_2015_(2).jpg Thiago Amaral/CidadeVerde.com

O Salão do Livro do Piauí (Salipi) pode se tornar patrimônio cultural de Teresina. De acordo com a assessoria de comunicação do evento, o título abriria as portas para mais investimentos e apoios à feira. O Salipi segue como um dos eventos culturais mais importantes da cidade, reunindo um grande público em torno de palestras, apresentações culturais, lançamento de obras literárias e encontros entre autores. 

Em reunião com o prefeito Firmino Filho, os organizadores do Salipi não esconderam que o evento passa por dificuldades financeiras. “A sociedade já abraçou o Salão, e acreditamos que o poder público é importantíssimo para que o evento não apenas prossiga, mas cresça a cada ano”, declarou Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, entidade responsável pela organização do Salipi.  

Esse ano, o vereador Antonio Aguiar (PROS) apresentou ao prefeito Firmino Filho (PSDB) uma indicação sugerindo que o Salão do Livro do Piauí seja declarado patrimônio cultural do município de Teresina, o que abriria as portas para mais investimentos e apoios à feira. Para Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, ao se tornar patrimônio cultural da cidade, a tendência é que o Salipi conquiste ainda mais parceiros e um público ainda maior.

O prefeito Firmino Filho manifestou entusiasmo com a proposta de inclusão do Salipi como um dos patrimônios culturais de Teresina, e se comprometeu a enviar o projeto de lei à Câmara ainda neste primeiro semestre de 2016.

"O Salipi é de grande importância, pois contribui com a divulgação das potencialidades do Piauí, sua riqueza cultural, literária e dos seus escritores. Por meio desse evento, observamos um incentivo sem igual ao bom hábito da leitura, o que acaba contribuindo para que consigamos manter viva a nossa cultura, e disseminá-la para outras partes do mundo", ressalta Antonio Aguiar, que foi pessoalmente ao gabinete do prefeito Firmino Filho entregar a indicação de projeto de lei.

Além do parlamentar, também estiveram presentes à audiência alguns dos organizadores e principais entusiastas do Salão do Livro do Piauí - Kássio Gomes e Edilva Barbosa, presidente e coordenadora da Fundação Quixote; o poeta e escritor Cineas Santos; a professora Jasmine Malta; e o professor Luis Romero.

Realizado desde 2003, o Salipi acontece na Universidade Federal do Piauí, Campus Universitário Petrônio Portella, espaço Rosa dos Ventos. O evento tem o objetivo de promover a cultura piauiense e a cultura nacional, através da realização de atividades literárias, artísticas e culturais diversas, com a finalidade de incentivar, estimular a leitura e formação de novos leitores.

Este ano, o evento acontece de 10 a 19 de junho e celebrará o escritor Álvaro de Campos, além de marcar o centenário do poeta brasileiro Manoel de Barros e do escritor português Vergílio Ferreira. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais