Cidadeverde.com

Secretários nacionais se reúnem no PI para traçar plano de alfabetização

Imprimir
  • seduc2.jpg Raoni Barbosa/Seduc
  • seduc.jpg Raoni Barbosa/Seduc
  • seduc4.jpg Raoni Barbosa/Seduc
  • seduc1.jpg Raoni Barbosa/Seduc

O governo do Piauí vai buscar eliminar o analfabetismo no Estado garantindo que todas as crianças, até os 8 anos de idade, saibam ler e escrever. A declaração foi dada pelo superintendente de ensino da Seduc, Carlos Alberto, durante a reunião dos dirigentes municipais de eduacação do Nordeste, que está sendo realizada nesta sexta-feira (22) em Teresina. O Piauí possui 600 mil analfabetos absolutos e funcionais, de acordo com dados divulgados pelo ultimno censo escolar, feito pelo INEP. 

O encontro tem como objetivo discutir o pacto nacional pela alfabetização na idade certa, na região Nordeste (PNAIC Nordeste) e conta com a participação do secretário nacional de educação básica, Manuel Palácios. 

"O plano pretende fazer com que a União apoie Estados e Municípios para alfabetizar a todos dentro da idade certa. Destacamos que os pactos não tem que ser impostos, e sim discutidos e incentivados para que tenha total sucesso", declarou. 

"Pela estatística do censo escolar, temos 600 mil analfabetos no nosso estado. Essa reunião para discutir o plano, busca mudar mudar a realidade desses dados. Levamos em consideraçao a questão do analfabeto funcional, que é aquele que fez ensino fundamental mas não fez o médio, por isso tem dificuldade na leitura e na escrita. Se desde criança ele já possui uma base forte nessa área, a realidade será outra quando adulto", informou. 

O governador do estado, Wellington Dias (PT), também participou da abertura do evento. Para ele, a educação é o alicerce para a vida. Logo, o estado do Piauí dará todo apoio aos municípios para que o PNAIC Nordeste seja plenamente atuante no estado, garantindo que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa. 

"O Piauí tem muitos jovens com dificuldades na escrita, na leitura, na interpretação de texto e nas operações matemáticas. Isso nao é um problema local, como observamos no enem deste ano, onde 700 mil candidatos zeraram a redação. O programa de aprendizagem na primeiro infancia é impórtantissimo para transformar essa situação, para que nenhuma criança que tenha entrado na escola saia sem saber ler", disse o governador. 

Participaram do evento o secretário estadual de educação de Alagoas, Luciano Barbosa; da Bahia, Osvaldo Barreto Filho; do Ceará, Maurício Holanda; do Maranhão, Áurea Prazeres; do Pernambuco, Frederico da Costa; de Sergipe, Jorge Carvalho; do Rio Grande do Norte, Francisco das Chagas Fernandes; da Paraíba, Aléssio Trindade e do Piauí, Rejane Dias. 

Em entrevista à TV Cidade Verde, o secretário Manuel Palácios afirmou que o principal problema enfrentado no Nordeste é a necessidade de capacitar melhor o professor e oferecer uma estrutura mais adequada. "Estamos providenciando uma melhor estrutura de gestão dos programas de apoio à alfabetização e mais recursos alocados. Temos Estados do Nordeste com índice de 45% das crianças fora da escola e estamos reunindo reforços para mudar essa realidade", finalizou.

 

 

Carlienne Carpaso (Flash)
Maria Romero (Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais