Cidadeverde.com

Políticas para a 3ª idade no PI são discutidas entre Governo e Uespi

Imprimir

Uma reunião com diversos representantes de secretarias do governo estadual, como Seduc, Sesapi, Secult e Sedet, discutiu a impementação de uma política integrada a ser desenvolvida pelas secretarias e pela Universidade em favor dos idosos do Piauí. O pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da Uespi, Raimundo Dutra, participou do encontro que aconteceu nessa terça-feira (02).

Os programas Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade (Nuti) e Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) foram destacados por Raimundo Dutra como os principais desenvolvidos pela Uespi em relação a atenção ao idoso no estado. Segundo o pró-reitor, são 150 deles atendidos no Nuti e 350 na Unati.

Segundo Dutra, o governador Wellington Dias conheceu recentemente os trabalhos e quer vê-los interiorizados por todo o Piauí, por meio dos campi da Uespi.

“O Nuti é permanente e os idosos não saem do programa, já a Unati dura dois anos, e ao final eles precisam sair para que venha uma nova turma. Muitos deles pedem para continuar de qualquer outra forma, até trabalhando para a universidade, por conta do vínculo que criam dentro do programa”, pontuou Dutra. Uma das ideias colocadas é que as outras secretarias consigam dar continuidade ao projeto inserindo os idosos em outras atividades.

As propostas levantadas na reunião também levarão em conta a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, ocorrida nos dias 26 e 27 de novembro de 2015. Segundo os representantes, isso será uma forma de alterar o Plano Estadual para a Pessoa Idosa, que já existe, porém está ultrapassado, por meio do que foi deliberado pela sociedade civil. Cada secretaria presente ficará encarregada de enviar propostas para que o plano se atualize e consiga atender melhor a terceira idade.

Daniele Travassos, diretora da Unidade de Proteção Social Especial da Sasc, comentou sobre o resultado da reunião: “A Sasc, junto com o Governo do Estado, está com essa preocupação de atendimento à pessoa idosa, para que a gente possa, de maneira articulada, com todos os órgãos e secretarias, trabalhar essa política para melhor atender a pessoa idosa, baseado no Estatuto do Idoso, dentro dos seus direitos, e pensando também na autoestima da pessoa idosa”, destacou a diretora.

Uma segunda reunião será realizada no dia 24 de fevereiro, às 9h, onde mais uma vez os órgãos se encontrarão para trazer as propostas criadas por cada um.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais