Cidadeverde.com

Cuidado! Dietas radicais oferecerem riscos para a saúde

Imprimir

Na busca por um corpo ideal em pouco tempo, muitas vezes, as pessoas adotam diversos tipos de dietas radicais, como por exemplo, as dietas da proteína, da sopa, do abacaxi, da lua, entre tantas outras. O presidente e médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Durval Ribas Filho, alerta sobre os riscos à saúde quando apenas um tipo de alimento ou alguns poucos tipos são consumidos durante certo tempo.

“Há a possibilidade de ocorrer um descontrole nutricional, gerando inicialmente a fome oculta, ou seja, um déficit de nutrientes e minerais diagnosticados através de exames bioquímicos. Também pode ocorrer sobrecarga renal com possível aumento do ácido úrico, caso seja uma dieta excessivamente hiperproteica”, ressalta.

Mitos e Verdades
O médico nutrólogo também explicou sobre as crenças populares referentes ao assunto e esclareceu pontos importantes.


MITOS

Alimentos com gordura zero
“A gordura faz parte da alimentação do ser humano ao longo da sua história de evolução biológica e, portanto, não se pode ter alimentação com gordura zero. Mas há as gorduras boas, como as do abacate, das nozes pecãs, avelãs e castanhas”.

Água quente ou morna em jejum queima gordura
“Não procede. Pelo contrário, a água gelada poderá fazer com que organismo gaste energia para tornar a temperatura semelhante ao do corpo. Esse gasto é mínimo e calculado em torno de apenas 10 calorias”.

Pular refeições emagrece
“Deixar de fazer uma refeição ou comer a noite não é interessante fisiologicamente, mas o que importa é o teor calórico total diário dos alimentos”.

Frutas podem ser consumidas à vontade
“Não podem, mas devem ser ingeridas em grande quantidade, cerca de 350 a 400 gramas por dia”.


VERDADES

Comer e assistir TV ou usar o computador engorda
“Sim, se ficar beliscando. Isso ocorre com frequência porque as pessoas não refletem, não pensam no que comem e, com isso, sempre comem mais do que deveriam”.

Alimentos diet e light ajudam a emagrecer
“Sim, por ter menos calorias. O que vale, no entanto, é a soma total das calorias diárias”.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais