Cidadeverde.com

Manifestantes pró e contra Lula se enfrentam em frente a fórum

Imprimir

Manifestantes contra e a favor do ex-presidente Lula se enfrentaram na manhã desta quarta-feira (17), em frente ao Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, onde Lula e a ex-primeira-dama, Marisa Letícia, prestariam depoimento hoje.

Gritando palavras de ordem e exibindo cartazes contra e a favor de Lula, os manifestantes se hostilizavam. Em seguida, começaram a jogar objetos como ovos, frutas e pedras uns contra os outros. Uma mulher chegou ferida na cabeça durante confronto. A Polícia Militar reagiu, usando cassetetes, spray de pimenta, bombas de efeito moral e até chutes contra os manifestantes.

Por volta das 10h30, o clima ficou mais tenso quando manifestantes contra Lula, integrantes do movimento Revoltados Online, começaram a inflar um boneco gigante representando Lula em roupas de presidiário, apelidado de Pixuleco. Os manifestantes a favor do ex-presidente reagiram. 

Centenas de integrantes da CUT e manifestantes ligados ao PT participaram do protesto com camisetas com frases como "Lula presidente" e bandeiras do PT. Eles cantavam em apoio ao ex-presidente: "Lula, guerreiro, do povo brasileiro".

Separados por poucos metros, dezenas de pessoas com bandeiras do Brasil e de São Paulo se manifestavam contra Lula. Nas faixas, dizeres como "Somos Todos Sérgio Moro", em alusão ao juiz da Operação Lava Jato. Outros cartazes pediam intervenção militar. 

A professora da rede estadual de ensino Marina Madeira disse que foi ao local por acreditar que as denúncias são uma estratégia para desgastar a imagem do ex-presidente e do PT. “O ataque ao Lula faz parte do ataque ao governo federal, a política golpista. E a defesa do Lula de toda essa perseguição da imprensa é a defesa da democracia. Viemos aqui para nos posicionar contra o impeachment [da presidenta Dilma Rousseff], contra o golpe e contra o avanço da direita no nosso país”, disse.

Do outro lado das grades, a atriz Ivi Guedes, que se diz simpatizante da ditadura militar, afirmou acreditar que Lula tem envolvimento em diversos crimes. “O Lula tem triplex, tem tudo. Ele mente, ele rouba. Foi a Petrobras, foi o mensalão. Ele não veio aqui hoje porque amarelou. Porque ele sabe que daqui ele vai sair para a cadeia”, disse.

Em diversos momentos, o clima ficou mais tenso e manifestantes chegaram a entrar em confronto. A PM agiu fazendo cordões de isolamento, mas acaram entrando em confronto com manifestantes, usando cassetetes, spray de pimenta e bombas de efeito moral.

Fonte: Jornal do Brasil

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais