Cidadeverde.com

Governo quer parceria com CRC no processo de modernização contábil do Piauí

Imprimir

O Governo do Piauí está em processo de implantação do novo Sistema de Administração Financeira do Estado, o SIAFEM. A previsão é que o Estado passe adotar em definitivo a nova ferramenta já em janeiro de 2017. Até lá, a Secretaria da Fazenda vai realizar um trabalho intenso de treinamento, além de firmar parcerias com órgãos e entidades que estão diretamente ligados ao sistema financeiro, como os contabilistas, por exemplo.

Na manhã desta quinta-feira (18), o superintendente do Tesouro Estadual, Emílio Junior, e o contador geral do Estado, Ricjardeson Dias, receberam representantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) onde discutiram estratégias e parcerias que auxiliem no processo de mudança.

“Nós buscamos o CRC pra fazer uma parceria, tendo em vista que o Estado implantou no ano passado as novas normas de contabilidade. Estamos programando também a implantação do novo sistema financeiro pra 2017”, afirma o contador geral.

Segundo ele, o profissional precisa acompanhar o avanço tecnológico e as mudanças das normas contábeis. “O Estado está avançando em termos de normas e o profissional contábil precisa também se capacitar e acompanhar essas mudanças. A ideia é buscar parceria com o Conselho, como a realização de treinamentos, capacitação, e deixar esses profissionais habilitados para exercer a nova contabilidade pública”, explica.

Pelo cronograma de implantação, neste primeiro semestre a Sefaz fará um trabalho mais interno de customização do sistema. “No segundo semestre começa o processo de treinamento, onde a gente vai capacitar os usuários do sistema para entrar em produção em janeiro de 2017”, declarou, ressaltando os benefícios do novo Siafem.

“O sistema em termos de tecnologia de informação é muito avançado. O Siafem é um sistema da década de 90 e já se encontra defasado. Por exemplo, ele não integra com outro sistema e o novo vai ser integrado com o da folha, sistema de controle de patrimônio. Ele nos permite mais informações gerenciais. Podemos gerar relatórios online, em tempo real, para que a gestão do Estado possa acompanhar o gasto público e melhorar esse gasto”, destaca.

Para o presidente do CRC, Josafan Bonfim, o novo Siafem ajuda a dinamizar e dar celeridade a todo o ente público de modo geral. “Isso é uma realidade que não podemos fugir dela, já que melhora o serviço público como um todo”, finalizou.


Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais