Cidadeverde.com

Firmino Filho cobra entendimento para evitar greve dos ônibus

Foto: Renato Bezerra/PMT

 

O prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho (PSDB), defendeu hoje (23) que seja dado reajuste de salário aos motoristas e cobradores de ônibus. A categoria deflagrou greve a partir de sexta-feira e reivindica aumento de 12% nos vencimentos. 

Ao entregar a Unidade Básica de Saúde do bairro Nova Teresina, no início da tarde desta terça-feira, Firmino Filho cobrou um entendimento entre o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut) e trabalhadores do setor.

"O reajuste dos trabalhadores foi colocado na planilha na época do aumento da tarifa. O reajuste foi dado. É preciso que haja entendimento entre trabalhadores e patrões. Caso não haja, a Justiça do Trabalho deve ser acionada", afirmou o prefeito. A passagem de ônibus foi reajustada de R$ 2,50 para R$ 2,75 no início do ano. 

Na última sexta-feira, os trabalhadores fizeram uma operação tartaruga e pararam o trânsito no Centro da capital. Eles alegam que o acordo de reajuste de 12% acordado para vigorar no início do ano só foi cumprido por um mês. O Setut rebate afirmando que a prefeitura ainda não pagou a contrapartida referente ao congelamento da tarifa para estudantes. 

O movimento deve abranger ainda mecânicos, fiscais e outros trabalhadores do setor. Além do salário, a categoria pede cumprimento das férias, plano de saúde, melhorias nas condições de trabalho e o não pagamento dos cobradores em caso de assalto. 

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STrans) vai começar a cadastrar veículos alternativos a partir desta quarta-feira (24). 

Yala Sena (flash)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais