Cidadeverde.com

Renda de agricultores do sul do Piauí teve incremento de mais de 800%

Imprimir

Agricultores familiares comemoram os excelentes resultados obtidos após a execução do Projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, PAIS, em sete municípios do sul do Estado: Floriano, Arraial, Oeiras, Colônia do Piauí, Santa Rosa do Piauí, São Raimundo Nonato e São João do Piauí.

A renda das 105 famílias envolvidas nessa iniciativa aumentou bastante, chegando a mais de três salários mínimos, o que representa um incremento de mais de 800% em relação a 2013, quando iniciou a implantação do projeto na região.

“Além do incremento da renda com a produção de frutas e hortaliças, que anterior ao projeto era de pouco mais de R$ 200,00 por família, houve também a melhoria da qualidade de vida. Hoje, esses agricultores têm moradia mais digna, alimentação mais saudável e investem em outras atividades”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

E foram esses resultados que despertaram o interesse de dirigentes da Fundação Banco do Brasil, FBB, parceira do Sebrae no projeto, em vir ao Piauí verificar in loco a relevância do trabalho da entidade para gerar renda e promover a soberania alimentar nas várias regiões do país.

O gerente de Assessoramento Técnico da FBB, Giovane Martins Ferreira, estará no Piauí amanhã (24), visitando o município de Oeiras, onde conhecerá três unidades na Comunidade Tapera dos Tonicos, e outras quatro unidades na Talhada São Luís, na zona rural.

Já na quinta-feira (25), o grupo, formado ainda pelo gerente de Negócios do Banco do Brasil no Piauí, Alex Cristian Aguiar; e pelo analista do Sebrae, Robson Santos, seguirá para Santa Rosa do Piauí, para acompanhar o trabalho desenvolvido em três unidades na zona urbana do município.

A FBB investiu R$ 714 mil no projeto, numa parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, recursos estes aplicados na aquisição dos kits de implantação das unidades.

O kit de implantação continha caixa d’água, braçadeira, conector inicial com fita gotejadora com anel de vedação, emenda de fita gotejadora, registro, flange de rosca, luvas, filtro de disco, adaptador de rosca/mangueira, fio de cobre, disjuntor, bebedouro e comedouro para aves, tela para galinheiro, bomba sapo completa, galinhas e galos caipiras, composto de esterco bovino, mudas frutíferas, sementes para produção de grãos e hortaliças, saco de milho, tora e esteios de madeira, grampos para cerca, bandejas de isopor, carrinho de mão, calcário, entre outros materiais.

“A parceria do Sebrae com a Fundação Banco do Brasil contribuiu para o avanço desse projeto no Piauí. A entidade cedeu os kits e o Sebrae fez a gestão e acompanhamento dos produtores, desde o início da estrutura até a colheita e comercialização dos alimentos”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

O Sebrae incentiva a realização de feiras agroecológicas para dar visibilidade à produção desses municípios, abrindo novos canais de comercialização e garantindo renda extra para os agricultores envolvidos no projeto.

Entre os indicadores de desenvolvimento estão a criação da Associação de Produtores de Hortaliças do Sistema PAIS, comercialização para programas federais como o Programa de Aquisição de Alimentos, PAA; e Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNAE; e para a Companhia Nacional de Abastecimento, Conab.

Nas unidades do Sistema PAIS, todos os produtos são cultivados sem o uso de agrotóxicos. As principais hortaliças são cheiro verde, beterraba, alface, couve, batata doce, pimentão, pimenta, tomate, quiabo e maxixe. Entre as frutas destacam-se mamão, maracujá, melancia, limão, laranja e ata.

A certificação orgânica desses alimentos, na modalidade Organização de Controle Social, OCS, já foi encaminhada para Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa, e está em fase de análise. A aprovação será uma grande conquista para os agricultores, que terão um produto certificado, com alto valor agregado.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais