Cidadeverde.com

Secretário da Juventude, do PSD, não comparece à premiação na PMT

Imprimir
  • 20160229091233.jpg Wilson Filho/Cdiadeverde.com
  • 20160229091230.jpg Wilson Filho/Cdiadeverde.com
  • 20160229091223.jpg Wilson Filho/Cdiadeverde.com
  • 20160229091221.jpg Wilson Filho/Cdiadeverde.com
  • 20160229091220.jpg Wilson Filho/Cdiadeverde.com

Na solenidade de premiação das 10 melhores propostas apresentadas na plataforma digital e-você, -projeto da Prefeitura de Teresina voltado para a juventude no combate à violência nas Lagoas do Norte, zona Norte de Teresina-,  causou estranheza o não comparecimento do secretário municipal de Juventude, Júlio César Filho. O secretário é do PSD, e a sua ausência pode ter a ver com o rompimento da legenda com a Prefeitura, anunciada pelo deputado federal Júlio César, presidente do Diretório Estadual da sigla nesta segunda-feira (29). O secretário executivo da pasta, Paulo Murilo, foi quem discursou em nome da Secretaria de Juventude.

O vice-prefeito Ronney Lustosa (PSD) também não estava presente. O rompimento do PSD com o governo, pelo que informam filiados, se deu em razão do lançamento da candidatura do deputado estadual Dr. Pessoa pelo PSD à prefeitura de Teresina.

O projeto Batucando, uma iniciativa da Banda Professor Paulo Rezende, que realiza no bairro Dirceu Arcoverde, zona sudeste, oficinas para discutir formas de combater a violência na capital, através por exemplo, de fanfarras, foi o grande vencedor do concurso feito pela Plataforma e-você.

Foram premiados nesta segunda (29) as dez melhores propostas apresentadas por jovens no site da plataforma digital, que funciona de forma colaborativa, onde a população pode apresentar projetos de combate à violência na região do Lagoas de Norte, zona norte, que apresenta altos índices de violência.

O estudante de psicologia Ismael Oliveira, de 27 anos, autor do projeto escrito que ficou em primeiro lugar, disse que foi uma experiência enriquecedora participar do projeto dando ideias e que a proposta apresentada no concurso já é realizada no Dirceu, e agora vai ser executada no Lagoas do Norte, porque eles vão realizar uma parceria com a escola municipal Sênior Novo Horizonte para a realização de debates com a parcela jovem da localidade, a fim de discutir a violência e as formas de combatê-la na zona norte.

"Nosso grupo tem 150 componentes e todos ajudaram na elaboração do projeto, mas eu fui o autor da projeto escrito. Essa proposta a gente já realiza no Dirceu, a e gente espera que possamos diminuir os índices de violência na zona norte", disse o vencedor, que vai receber a premiação de R$ 1 mil reais, assim como os outro nove melhores colocados. Apenas o projeto Batucando ganhou o direito de ser viabilizado.

O projeto é feito em parceria com o instituto Comunistas, uma organização não governamental que trabalha com a produção de plataformas de tecnologias digitais.

De acordo com o secretário de Planejamento do Estado, Washington Bonfim, mais de 35 mil pessoas já acessaram o site, mais de 6500 se cadastraram e votaram nos projetos, sendo que foram 140 propostas inscritas.

Propostas vencedoras:

1 – Batucando – Ismael Oliveira Queiroz
2 – Reciclarte: Parque Limpo, mente limpa – Ton Rodrigues
3 – Projeto ParkrourKids: Ultrapassando barreias e ensinando cidadania – Franklin Alberto Fernandes Rodrigues Júnior
4 – Semana Amores do Norte: Legal é prevenir! – Nelson William Ribeiro Fontenele
5 – Ensinar robótica aos alunos das escolas municipais de Teresina – Diógenes Batista da Silva Lima
6 – Palestra de Cidadania – Oseias Santos Oliveira Júnior
7 – Artesaico – Priscila Crolina Medeiros Jacó
8 – Atletismo – Lucas de Sousa Oliveira
9 – A vida como ela é – Antônia Jocélia Sousa Pereira Ciriaco
10 – Resgate das brincadeiras de roda e sabres populares e formação de grupos de dança – Edvirges Lara de Sena Moreira

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais