Cidadeverde.com

Ministério da Saúde regulariza distribuição das vacinas de Hepatite B e Tétano em Teresina

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu 15 mil doses da vacina contra a Hepatite B e mais 10 mil doses da vacina Dupla Adulto (dT). O estoque das duas vacinas estava reduzido em todo o país. A ausência do medicamento ocorreu por problemas de fornecimento com o Instituto Butatan ao Ministério da Saúde, que é responsável por sua produção.

A distribuição das vacinas, iniciada desde o dia 26 de fevereiro, segue até a próxima quarta-feira (2), fazendo com que estejam disponíveis em todas as salas de vacina de Teresina.

Para a diretora de Vigilância da FMS, Amariles Borba, a prioridade é para os locais cuja demanda das duas vacinas sejam mais intensas. 

Além disso, Amariles ressaltou que todos os recém-nascidos precisam receber uma dose da vacina contra Hepatite B. A vacina dT protege os adultos contra difteria e tétano, que são doenças graves que podem ocorrer em qualquer idade e facilmente evitada com o uso da vacina. 

“Devemos deixar claro que a criança também recebe a vacina Pentavalente, aos 2, 4 e 6 meses, que protege contra a Hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e doenças causadas por Haemophilus influenza B. A Pentavalente não estava em falta”, afirma Amariles Borba.
 
As Diretorias Regionais de Saúde de Teresina já estão com as doses das vacinas e iniciaram o processo de distribuição nas Unidades Básicas de Saúde.

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais