Cidadeverde.com

Venda de pescados cresce 30% na Ceapi durante a Quaresma

A procura por peixes na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) aumentou desde a última quinzena de fevereiro, com a aproximação da Semana Santa. A quaresma é um período em que o consumo aumenta e, consequentemente, a comercialização do produto também.

De acordo com relatório da Diretoria Técnica Operacional do entreposto, o tambaqui, a tilápia, a sardinha, a pescada amarela, o branquinho, a cavala, o bacalhau, o camarão e o salmão são os peixes mais comercializados durante a quaresma e também ao longo de todo o ano no mercado.

Segundo a diretora técnica Operacional da Ceapi, Justina Vale, as vendas de peixe aumentam, em média, 30% se comparado aos demais meses do ano. Segundo a diretora, nas lojas e boxes da central piauiense, o principal consumidor é a dona de casa. “Há quem compra aqui no entreposto para revender no interior do estado ou em bairros afastados da capital, mas o nosso principal consumidor não são eles”, assegura a diretora.

A permissionária da Ceapi, Zuleide Aguiar, que comercializa pescados na Ceapi há 13 anos, afirma que no decorrer de quarenta dias, a maioria dos católicos se abstém de carne vermelha, o que provoca um aumento considerável na comercialização. “Nos preparamos e compramos mais neste período dos nossos distribuidores. Recebemos peixes de água doce, os mais comercializados aqui, e de água salgada diariamente. Eles são de criatórios localizados em Uruçuí e Bacabal”, disse a comerciante.

Zuleide dá a dica: "para calcular a quantidade da compra, nós avisamos ao cliente que cada pessoa consome, em média, de 300 gramas a 400 gramas de peixe por refeição. Dai que a pessoa faz o cálculo da sua casa e compra tudo aqui, fresquinho”.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais