Cidadeverde.com

Erivan Lopes é aclamado o novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí

Imprimir
  • tj10.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • tj9.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • tj8.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • tj7.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • tj6.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • tj5.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • tj4.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • tj3.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • tj2.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • tj1.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com

Atualizada às 14h14

O novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Erivan Lopes, eleito por aclamação nesta segunda-feira (7), disse que sua primeira meta será implantar o processo eletrônico judicial. Outro desafio, segundo ele, será aparelhar melhor o TJ e contratar mais servidores para o interior do Estado. 

Erivan Lopes lembrou que já tem um concurso em andamento, e que ele pretende homologar o mais rápido possível. "Nós já temos o parque tecnológico pronto para a implantação do processo eletrônico judicial e nossa meta é fazer isso o quanto antes, porque vai trazer eficácia ao trabalho realizado no TJ e vai requerer menos mão de obra. Além disso, queremos ter novos concursados trabalhando no interior para fortalecer as comarcas", afirmou.

O parque tecnológico citado pelo presidente teve investimento de R$ 12 milhões e é uma recomendação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para todos os Estados.

O novo presidente destacou que o período é de dificuldades, o que resulta no corte de despesas na Justiça. Nesse contexto, ele se comprometeu a tentar solucionar os problemas através do diálogo.

Erivan é o desembargador mais jovem do TJ/PI. Ele considerou que a juventude, entretanto, não foi um dos requisitos que o conduziu ao cargo. "A experiência conta muito, mas meu trabalho à frente da Comissão Orçamentária do Tribunal, que presidi duas vezes seguidas, me fez ser reconhecido pelo esforço e trabalho e pelas negociações que pude mediar entre a presidência e os servidores, quanto ao reajuste salarial", ponderou.

Atualizada às 13h20

Após a votação unânime, o desembargador Erivan Lopes é eleito novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí. Em agradecimento, o novo presidente disse que o voto de todos estava no mesmo nível e em pé de igualdade. "Todos os votos têm o mesmo valor, indistintamente", afirmou.

Atualizada às 13h05

Alguns desembargadores, ao comentarem seus votos, lembraram que Erivan é o mais jovem da Corte e que ele deveria agradecer a oportunidade e trabalhar com afinco na Presidência.

Atualizada às 12h42

De acordo com informações de bastidores, o desembargador Edvaldo Moura e seu "grupo político" dentro do Tribunal, teriam sido os responsáveis pela condução de todo o processo que culminou na desistência do candidato desembargador Oliveira à presidência da Casa e a formação de chapa única com o desembargador Erivan Lopes como candidato. 

Ao justificar seu voto, Edvaldo Moura disse que o processo "está acontecendo sem nenhum tipo de ranhura. Não está havendo disputa, mas aclamação entres os que buscam a paz e harmonia do trabalho no Tribunal. Expresso minha satisfação em escolher os três nomes hoje".

Oliveira foi bastante sucinto ao comentar seu voto, dizendo apenas que desejava uma "gestão profícua" aos novos presidente, vice e corregedor.

A desembargadora Eulália Pinheiro falou que essa eleição está acontecendo de forma justa, serena e conveniente. "A família do TJ tem  que procurar se ajudar para fazer o trabalho que tem que ser feito", destacou.

Atualizada às 12h36

Todos os 18 desembargadores estão no pleno junto ao presidente, Raimundo Eufrásio, e a votação já começou. O procurador de Justiça, Cleandro Moura, está no plenário acompanhando a votação. Os desembargadores Brandão de Carvalho e Nonato Alencar acabaram de manifestar sua confirmação de voto em Erivan Lopes. Está discursando agora o desembargador Edvaldo Moura.

Matéria original

O desembargador Erivan José da Silva Lopes, 48 anos, será aclamado o novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí. A eleição acontecerá hoje (7), às 12h, durante sessão no pleno.

Com a retirada da candidatura do desembargador José Ribamar Oliveira, o nome de Erivan Lopes foi escolhido para comandar a maior corte do Estado por dois anos.

Como vice-presidente ficará o desembargador José James Gomes Pereira e o corregedor será o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas.

A eleição ocorrerá em votação aberta para os 19 desembargadores. O eleito vai substituir o desembargador Raimundo Eufrásio, que preside a corte.

Veja perfil do futuro presidente:

Desembargador Erivan José da Silva Lopes nasceu em Santo Antonio de Lisboa -PI, em 05 de julho de 1967. Filho de José Lopes da Silva e Francisca Ana da Silva. Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, em 08 de dezembro de 1989. Especialista em Direito Processual pela Universidade Federal do Piauí (2002). Mestrando em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito de Lisboa. Advogado inscrito na OAB-PI sob o nº 2.260/91 (1990 a 1996); Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí (1996 a 2009); Chefe da Assessoria Judiciária do Gabinete do Procurador Geral de Justiça do MP/PI (2000 a 2008); Diretor Geral da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Piauí – FESMP (2005 a 2007); Chefe de Gabinete do Procurador Geral de Justiça do MP/PI (2008 a 2009). Acessado ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí em 22 de junho de 2009. Gestor, no Poder Judiciário Estadual, do cumprimento das Metas Nacionais de Nivelamento do Conselho Nacional de Justiça – CNJ (2009); Membro da Comissão de Promoção por merecimento na carreira da magistratura (2010 a 2013); Coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Crime Organizado – NECO (2011 a 2012); Coordenador Geral das Varas Criminais e de Execução Penal na estrutura administrativa da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí, a partir de 2013; Presidente da 2ª Câmara Especializada Criminal deste Tribunal.

 

Flash de Yala Sena e Lyza Freitas

Redação de Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais