Cidadeverde.com

Cuidado! Usar roupa molhada pode provocar a candidíase

Imprimir

Se você é uma daquelas pessoas que aproveitam o calor para passar o dia todo com roupa de banho molhada, cuidado! A junção da umidade da roupa, a temperatura mais alta em contato com a pele pode gerar um problema muito comum no Verão: a candidíase!

Provocada por fungos, a doença aparece na forma de coceiras na região íntima, vermelhidão (no pênis e prepúcio no caso dos homens e na região exterior da vagina no caso das mulheres), corrimentos e inchaço.

Embora o problema atinja a região íntima de homens e mulheres, não se trata de uma doença sexualmente transmissível, mas de fungos que se proliferam com o aumento da umidade e do calor.

De acordo com a ginecologista Cláudia Lordelo, para evitar o problema é necessário que as pessoas vistam roupas secas assim que saírem dos banhos de mar, piscina ou rio. “A roupa da academia também deve ser trocada imediatamente após o treino”, esclarece a médica, salientando que a candidíase pode ser transmitida em água de piscina, especialmente se não for tratada. “No mar, a própria salinidade impede que haja contaminação”, completa.

 

 

Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Hospital das Clínicas da FMUSP, Carmita Abdo lembra que além da proliferação de fungo gerado pela umidade, o banho em água contaminada (de rio, lagoa ou piscina) pode predispor às doenças, tanto do trato urinário (uretrites, cistites, por exemplo), quanto do aparelho ginecológico (vulvovaginites, por exemplo).

“Vale lembrar que outros fatores podem contribuir para infecções na região genital, tais como alterações hormonais, gravidez, baixa imunidade, uso de antibióticos e de produtos íntimos que alterem o pH e, consequentemente, o equilíbrio da flora vaginal”, ressalta.


Fonte: Correio 24h

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais