Cidadeverde.com

Sobe para 23 número de mortos nas enchentes em São Paulo

Imprimir

Os bombeiros encontraram neste domingo (13) três corpos de vítimas do desabamento ocorrido na tempestade de quinta-feira (10) e sexta (11) em Mairiporã. Os corpos são de um adulto, um adolescente e um bebê. Com isso, o número de mortos na tragédia sobe para 23.

Os bombeiros ainda procuram outras duas vítimas desaparecidas, mas descartam a possibilidade de encontrar alguém com vida.
 
No meio da tarde do sábado, os cães farejadores sinalizaram um (12), local e os bombeiros concentraram as escavações em um sobrado que foi soterrado por 35 toneladas de lama. Não é possível entrar com máquinas no local, por isso os bombeiros retiraram a terra e os escombros manualmente. Três famílias viviam na residência. Seis pessoas conseguiram escapar.

Antônio Carlos da Cunha, dono do sobrado, escutou o barulho uma árvore e conseguiu correr. “Quando eu sai, cheguei no degrau, no portão da escadinha que desce para o térreo, e eu já recebi a terra todinha na cabeça. A única coisa que eu fiz foi colocar as mãos e proteger a cabeça”, conta.

Chuva em SP

A presidente Dilma Rousseff se reuniu com prefeitos de Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã. Também participaram da reunião o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e os ministros da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, e da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini. Ela sobrevoou de helicóptero as regiões atingidas pelas enchentes.

Sobre a chuva, Dilma anunciou que o governo federal vai liberar um cartão para prefeitos das cidades da Grande São Paulo atingidas pela chuva da madrugada de sexta-feira (12). O cartão para gastos imediatos será para prefeituras que tiveram o estado de emergência homologado. As famílias de áreas de riscos desses municípios terão prioridade no programa Minha Casa e Minha Vida, segundo a presidente.

Na Grande São Paulo, as chuvas causaram deslizamentos, alagaram ruas e deixaram pessoas desabrigadas. De acordo com a Defesa Civil estadual, foram registradas ao menos 18 mortes na região da Grande São Paulo e mais duas no interior.

"Nós liberamos, a partir do reconhecimento do estado de emergencia, um cartão para o prefeito fazer os pagamentos menores mediante comprovação", disse. A presidente ainda afirmou que as famílias em áreas de risco dessas cidades atingidas terão prioridade no Programa Minha Casa Minha Vida.

Na manhã deste sábado (12), a presidente Dilma Rousseff sobrevoou a cidade e depois encontrou com o Governador Geraldo Alckmin. Até o momento, 400 famílias estão desabrigadas.

Francisco Morato

As oito pessoas que morreram em um deslizamento em Francisco Morato foram enterradas neste sábado (12). A cidade é a que teve o maior número de mortos registrado. Mesmo após os soterramentos, várias famílias continuam em suas casas e em áreas de risco.

Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais