Cidadeverde.com

Firmino Filho lança edital para concurso com 167 vagas para área de Saúde

Imprimir

O prefeito Firmino Filho anunciou o lançamento de concurso público para contratação imediata de profissionais da área de saúde. Ao todo serão 167 vagas para médicos, cirurgião geral, cirurgião torácico, neurocirurgião, obstreta, neonatologista, médico intensivista. Na área de Enfermagem serão contratados plantonistas e enfermeiras obstretas. O certame contempla ainda profissionais como fisioterapeutas, fonodiaulogia, assistência social, farmacêutica, nutricionista, além de cargos para o Ensino Médio como Técnico em Enfermagem, programador e auxiliar de administração.

O edital será publicado nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial. As inscrições terão início no próximo dia 04 e seguem até o dia 22 de abril. O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) será responsável pelo certame.

"Estamos em um processo de crescimento da rede hospitalar. Tivemos a inauguração da UPA do Renascença e, no segundo semestre, será inaugurada a UPA do Promorar. Logo em seguida, a UPA do Satélite. Então, precisamos de mais profissionais para essas novas unidades. O concurso será basicamente para a rede hospitalar do município de Teresina", disse o prefeito em entrevista ao Notícia da Manhã. 

Firmilho Filho elenca outras obras em andamento na área de Saúde como a expansão de leitos na Maternidade do Dirceu- Ciamca, que passaram de 29 para 58, e a reforma da maternidade do Buenos Aires, na Zona Norte de Teresina. O gestor ressalta que 35% da receita corrente vem sendo aplicada na área de Saúde, percentual que- com maior participação do Governo Federal-  deve migrar para outras áreas. 

"Temos a presença de um piauiense no Ministério da Saúde, o deputado Marcelo Castro, que tem sido extremamente atento em relação as reivindicações da prefeitura de Teresina. O comprometimento do Governo Federal com o HUT, por exemplo, será muito maior em 2016 que em anos anteriores. Portanto, deveremos ter esta maior participação do Governo Federal, o que de alguma forma faz com que a prefeitura tenha encargos menores", reitera.

A atual administração municipal convocou mais de 3.600 concursados da área de Saúde, sendo que quase 3 mil já assumiram  cargos da Fundação Municipal de Saúde ou Fundação Hospitalar de Saúde. 

PAC Mobilidade Urbana

O chefe do executivo municipal também falou sobre o andamento de obras com recursos do PAC Mobilidade Urbana, como os terminais de integração de ônibus. Ele explica que os terminais têm funcionalidade dentro da mesma região e, por exemplo, na Região do Grande Dirceu, o sistema na região Sudeste de Teresina só entrará em funcionamento quando forem concluídas as obras do Terminal do Livramento e do Bradesco. Ao todo, oito serão oito terminais de integração, sendo que apenas cinco estão em construção no momento. 

Eleições

Interrogado sobre eleições municipais, o prefeito disse que as mudanças na atual legislação eleitoral interferiram na dinâmica da política. "Houve uma mudança muito grande em relação aos prazos, como por exemplo, o que está acontecendo em relação aos vereadores e novos candidatos que aidna hoje podemescolher em que partidos vão militar. Esse atraso na definição, anteriormente era um ano e agora são seis meses, faz com que a dinâmica política esteja ainda em fase embrionária. Da mesma forma que tivemos mudanças no calendário das eleições, em relação ao tempo de campanha e do prazo para a realização das convenções, que eram em junho e agora são até agosto. Essas eleições 2016 estão explorando esse novo calendário. É preciso ter calma em relação a tudo isso para que possamos nos posicionar de forma definitiva", disse. 

Além do prefeito Firmino Filho (PSDB), candidato natural na disputa pelo executivo municipal, foram lançados como pré-candidatos o jornalista Amadeu Campos (PTB), o deputado estadual Dr. Pessoa (PSD) e o deputado federal Rodrigo Martins (PSB). 

Firmino Filho também comentou a a aliança partidária PMB-PSDB e o apoio oficial da vereadora Graça Amorim, que assumiu ontem (17), a presidência regional da sigla. 

"Temos buscado conversar com todas as forças políticas da cidade e intensificado o diálogo, especialmente, com aqueles que estão nos apoiando na nossa administração e com aqueles com os quais nós temos uma boa relação pessoal. Tivemos a consolidação da nossa base e boas notícias como o reencontro com Graça Amorim. Ela é uma mulher de pulso firme e que teve coragem de criar um partido, o Partido da Mulher Brasileira. Apesar de em alguns momentos estar na oposição, ela sempre esteve ao nosso lado e tem um diálogo franco, sincero e respeitoso. É sempre fazer política com quem a gente conhece e confia", disse Filho. 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais