Cidadeverde.com

Advogados realizam ato em defesa da democracia e contra o golpe

Imprimir

Um grupo de advogados do Piauí, tanto públicos quanto privados, está realizando um movimento em defesa da democracia e “contra o golpe”, que diverge do posicionamento da OAB nacional de ter se manifestado oficialmente a favor do impeachment da presidente Dilma Roussef (PT). Nesta quarta-feira (23) na Escola Escola Superior de Advocacia do Piauí - ESAPI, o grupo vai assinar um manifesto público a favor da democracia para reafirmar o posicionamento de advogados do Piauí.

O advogado Dárcio Rufino defende que a OAB, enquanto órgão de representatividade nacional dos advogados, não poderia manifestar-se publicamente em apoio ao impeachment sem dar os devidos esclarecimentos sobre o porquê de fazê-lo. Ele entende que a OAB nacional não considerou as opiniões divergentes da classe em relação ao processo contra Dilma. “Há advogados, e nele se incluem profissionais públicos e privados, que não compartilham desse pensamento contra o impeachment e contra essa decisão da OAB de se manifestar a favor, portanto, estamos realizando um ato em defesa da democracia”.

Ele explica que, na verdade, uma parte dos advogados do Piauí, em primeiro, queriam ter a oportunidade de discutir os motivos de a OAB o Conselho Federal apoiarem o impeachement. “Temos uma visão crítica e não concordamos com essa maneira, da OAB ter convocado na calada da noite um encontro e ter decidido sobre este apoio ao impechment. Para nós foi uma ato anti-democrático”.

Então, conforme informou Dárcio Rufino, uma parcela dos advogados do Piauí está preparando um manifesto em defesa do Estado Democrático de Direito e contra o golpe. Ele informou que ontem houve um grande ato que culminou na construção de um documento em forma de manifesto, que inclusive já foi amplamente divulgado nas redes sociais, contra o posicionamento da OAB nacional e que amanhã na Esapi, o manifesto vai ser assinado e divulgado publiucamente com o piso mínimo de 500 assinaturas de advogados, para reafirmar o movimento de defesa à democracia.

 

 

Lyza Freitas (Com informações da TV Cidade Verde, no Jornal do Piauí)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais