Cidadeverde.com

Em Teresina, monja pede paz na rede social e defende 'respiração consciente'

Imprimir
  • monja10.jpg Yala Sena
  • monja8.jpg Yala Sena
  • monja7.jpg Yala Sena
  • monja6.jpg Yala Sena
  • monja5.jpg Yala Sena
  • monja4.jpg Yala Sena
  • monja2.jpg Yala Sena
  • monja1.jpg Yala Sena

Uma das líderes espirituais mais respeitadas no País, monja Coen Roshi, defendeu a prática de uma “respiração consciente” para se buscar a tranquilidade e pediu paz na rede social durante palestra em Teresina. Para a monja, esse momento de polarização política acirra os ânimos a tal ponto das pessoas ficarem com raiva uma das outras.

“Cada ser é único, somos semelhantes, não iguais. Se o outro não pensa como eu penso viram jovens do estado islâmico, matam ou morrem. Se não concordo com você corto-lhe a cabeça”, disse a monja, lembrando da parábola na história de Alice no País das Maravilhas. 

“Vivemos um momento difícil no Brasil, essa polarização, e muita gente com raiva um do outro, as pessoas podem ter partidos diferentes, pensar de outra forma, não é preciso ter ódio um do outro, ser inimigo...se o outro me ofende, me incomodo, ponho fogo”. 

Para uma plateia lotada no cine teatro da Universidade Federal do Piauí, a monja falou sobre “o silêncio da meditação como fonte de sabedoria”. 

Ela propõe ao público fazer uma meditação com respiração consciente - silencie, respire e medite - seja no trabalho em casa ou em área reservada para controlar e entender melhor suas emoções. 

“Tudo é como é”, “as coisas são como são”, ressalta a monja que aproveitou a forte chuva que caiu em Teresina para fazer uma medicação apreciando o temporal. Um momento de paz, de respeito à natureza e de reflexões.

Ela explica que a “respiração consciente” é um principio da meditação. Pede para praticar quando você se depara com emoções como raiva, irritação, decepções. A monja com seu jeito bem humorado, recomenda para ri e gostar até dos momentos de raiva e brigas. Para ela, tudo é uma questão de olhar e de buscar ensinamentos. 

“Tudo é precioso, quando se olha fora de mim, meu olhar muda...há uma visão errada que minha dor é maior que a do outro”. Ela lembra que a meditação é um estado de espírito para qualquer pessoa independente de ser budista ou não. Com entusiasmo, ela conta a história de um professor do Ceará que adotou uma prática pioneira de levar as escolas públicas do Estado o ensino da meditação.

Falando sobre a dor, a monja revela que adora a palavra “delusão”, que são as pessoas que acreditam no seu eu separado do outro. Para a monja é preciso combater o que batizou de “PSP” – Pensar Sem Parar. Ela admite ainda que é difícil silenciar a mente, mas mente barulhenta atrapalha o equilíbrio humano.

Durante a chuva, a monja lembrou da tragédia de Mariana. Ela disse que o maior desastre ambiental já visto no País ocorreu por “descuido” das autoridades já que viram pequenas “rachaduras” e não adotaram nenhuma providência. Ela, então, faz uma comparação da vida com o acidente em Mariana: “Quando se deixa tudo pra depois, a vida da gente aparece pequenas rachaduras e nossos descuidos podem provocar inundações”.

Ela alertou que o Facebook pode dominar o ser humano e que mal usada trará problemas. Porém, a monja ressaltou que a tecnologia, quando é bem utilizada, é um excelente instrumento de transformação.

Lembrou de uma previsão estatística que deixou estarrecida ao participar de um evento. O levantamento era que nos próximos 10 anos, 40% das empresas físicas irão acabar com a revolução tecnológica. Ela disse que um sonho é que as pessoas possam ir ao shopping Center para meditar e lembrou de um episódio com Frei Beto. Cerca vez uma pessoa perguntou ao Frei Beto porque ele estava no shopping e ele respondeu: “estou vendo tudo do que não preciso”.

Para o público, a monja reforçou que é possível treinar a mente para viver com tranqüilidade, destacou as descobertas da neurociência e pediu: “aprecie a vida, a transformação e não fique aprisionado no eu...como somos miudinhos... A alegria de viver é estar aqui e agora, nada é fixo, congelado”.

Segundo a missionária, nossos ancestrais vivem em nós e o estado de nirvana, de paz, tranquilidade é possível. Ela brincou afirmando que o PIB (Produto Interno Bruto) também pode ser chamado de Felicidade Interna Bruta (FIB).  

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais