Cidadeverde.com

Rio 2016: Comitê divulga data da cerimônia para acender chama olímpica

Imprimir

Em evento no Estádio Panatenaico, em Atenas, o Comitê Olímpico Helênico (HOC) apresentou os detalhes da cerimônia para acender o fogo olímpico e o começo do rito de passagem da tocha para os Jogos do Rio de 2016, ressaltando o aniversário de 90 anos da tradição, conduzida por diversos atletas pela primeira vez em 1936, na Alemanha.

A chama será acesa na casa dos Jogos Olímpicos, a cidade de Olímpia, na Grécia, no dia 21 de abril. Após seis dias no país, passando por grande parte do território grego, o fogo será entregue ao Comitê de Organização do Rio no Estádio Panatenaico, símbolo dos jogos clássicos.

Segundo o portal grego Ekathimerini, Spyros Kapralos, presidente do HOC, afirmou no evento de apresentação que as Organização das Nações Unidas e o Comitê Olímpico Nacional já selecionaram a pessoa que representará os refugiados na passagem da tocha. Apesar de não poder revelar o nome, ele afirmou ser um refugiado das atrocidades na Síria que tem asilo na Grécia.

Novamente, a atriz grega Katerina Lehou será a alta sacerdotisa, responsável por acender a pira olímpica.

Aproveitando o clima olímpico, a Google fez um doodle – sua tradicional figura na página inicial do site – homenageando os 120 anos das Olimpíadas de Atenas de 1896, primeira edição dos Jogos Olímpicos Modernos. 241 atletas masculinos de 14 países competiram em 34 modalidades em 1894. Os Estados Unidos sagraram-se campeão, conquistando 11 medalhas de ouro, uma a mais em relação aos anfitriões.

Quatro esportes foram representados: a maratona, o levantamento de peso, o arremesso de peso e o cavalo com alças, simbolizando a ginástica.


Fonte: terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais