Cidadeverde.com

Artistas realizam ocupação por 12 horas em biblioteca estadual

Imprimir
Uma das novidades nas comemorações do aniversário da cidade é o 'Viva Teresina Intensamente', que acontece dia 15 de agosto e terá mais de 24 horas de atividades artísticas. Dentro da programação, 12 performers participam com 'Cromwell (ocupação do silêncio)', uma instalação performática realizada na Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho, que terá início às 18h e seguirá até às 6h do dia 16.

Idealizada e dirigida por Marcelo Evelin/Demolition Inc., a ocupação contará com Hudson Magão, Jamila Rocha e L Vascons (do VivaTosco!), Fábio Crazy da Silva, Fagão, Soraya Portela, Layanne Holanda, Cipó Alvarenga, Alexandre Santos e Izabelle Frota (do Núcleo de Criação do Dirceu), Danielle Oliveira (do grupo residente Renascer) e Gustavo Carvalho. Quem assina a concepção musical é Josh S., do Zula System.

Durante 12 horas sem interrupção, tempo em que os artistas ficarão dentro de salas da biblioteca, será trabalhada a idéia do livro como objeto do conhecimento. Outro aspecto que a performance irá abordar é a idéia do silêncio em oposição ao barulho gerado pela leitura. 'Ler é um ato muito silencioso, e ao mesmo tempo sinto que quando estamos lendo há um ruído enorme dentro da gente, de excitação, das emoções que podem causar um livro', explicou Marcelo Evelin.

Segundo ele, a idéia de realizar uma ocupação surgiu do anseio de misturar a arte contemporânea ao cenário urbano da cidade, chamando atenção de alguma forma para o valor imaterial dos objetos. 'Comei em 2001 em um galpão da Estação Central lindíssimo, que depois virou o Espaço Trilhos, com 12 homens a meia noite. Depois, fizemos em 2002 o 'CQD - Como Queremos Demonstrar', que aconteceu no salão do Clube dos Diário. Durante minha vida inteira ouvi histórias sobre pessoas que se conheceram lá, os bailes e a idéia toda de um lugar que foi importante para as famílias do Piauí. Depois me chamaram para fazer a ocupação do adro da Igreja São Benedito, em 2004', lembrou o coreógrafo.

Agora, quatro anos depois, Marcelo retorna no aniversário da cidade acompanhado de jovens performers. 'A idéia foi continuar com estas ocupações, e a biblioteca sempre foi para mim um lugar a ser pensado. Ia para a Biblioteca Cromwell de Carvalho quando era adolescente e ainda tinha memórias desse lugar como bonito, antigo. Fui agora, anos depois, e achei que seria realmente um espaço para se trabalhar', disse.

'Será uma ocupação sem parar. As pessoas irão entrar na sala às 6 da tarde e vão sair às 6 da manha. Elas vão dormir, ficar cansadas, entediadas, ou o que for, e vão ter que lidar com esse processo todo no meio desse espaço', concluiu o coreógrafo.

Homenageando o advogado, jornalista, jurista e desembargador Cromwell de Carvalho (1883-1974), o prédio da atual biblioteca abrigou a primeira faculdade de Direito do Piauí. No local, Cromwell realizou o sonho de reunir em um só espaço aspectos que refletissem a modernidade da época, servindo de amparo para novas idéias e futuros intelectuais do Estado.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: