Cidadeverde.com

Assembleia presta homenagem aos 110 anos do Colégio Diocesano

Imprimir
  • alepi8.jpg Ascom/Alepi
  • alepi7.jpg Ascom/Alepi
  • alepi6.jpg Ascom/Alepi
  • alepi5.jpg Ascom/Alepi
  • alepi4.jpg Ascom/Alepi
  • alepi3.jpg Ascom/Alepi
  • alepi2.jpg Ascom/Alepi
  • alepi1.jpg Ascom/Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) homenageou nesta quinta-feira (19), em sessão especial, os 110 anos de fundação do Colégio São Francisco de Sales, o Diocesano. Dezenas de professores e ex-alunos do colégio participaram da sessão que foi proposta e presidida pelo deputado Themístocles Filho (PMDB), presidente do Poder Legislativo. 

Estiveram na mesa durante a sessão o superior da Plataforma Nordeste I da Companhia de Jesus (Jesuítas), padre Cláudio Antônio Lorencini, os representantes da Prefeitura e da Câmara de Teresina, Francisco Canindé e vereador Inácio Carvalho (PP), o empresário Jesus Filho, diretor da TV Cidade Verde, o ex-deputado Mauro Tapety e o tenente-coronel John Feitosa, representante da Polícia Militar do Piauí. 

“O colégio diocesano é um ícone na educação no Piauí, pois forma muitos homens e mulheres que contribuem consideravelmente para o desenvolvimento da região”, afirmou o parlamentar Themístocles, relembrando o tempo em que foi aluno do Colégio Diocesano na década de 70, citando os nomes de vários colegas, dentre eles o empresário Jesus Filho, o vereador Inácio Carvalho e o defensor público Nelson Nery Costa. 

A professora Maria Olinda de Sousa Borges, representando o corpo docente, destacou o papel dos jesuítas na área educacional, dizendo que eles ensinam aos alunos que devem ter interesse e respeito pela pessoa humana.

Ex- alunos prestam homenagem ao Colégio
 
Vários alunos fizeram uso da palavra para prestar homenagem. O vereador de Teresina, Inácio Carvalho (PP), foi um deles. O parlamentar disse que o Colégio tem, ao longo dos anos, “primado por uma educação de qualidade”. Ele assinalou que “a nossa formação moral tem origem no Diocesano”.

O empresário Jesus Filho destacou que era justa a homenagem prestada ao Diocesano. "
O Colégio Diocesano tem um significado imenso para Teresina e para o Piauí. Uma instituição de 110 anos, nós que temos uma capital de 163 anos, e isso se realça na importância desse colégio na formação de gerações e gerações. Achei muita justa essa homenagem, especialmente pelo presente desse colégio, pelo que ele significa hoje e que vai significar para as gerações que virão pelas formações dos jesuítas, pela formação de princípios e valores, além da formação intrínseca da educação", disse.

O diretor do Colégio Diocesano, Irmão Raimundo Barros, agradeceu a homenagem prestada à escola pela Assembleia Legislativa. Ele afirmou que a história da educação do Piauí não pode ser escrita sem mencionar o Diocesano. O superior jesuíta Claúdio Antônio, também, agradeceu a homenagem, assinalando que a sessão solene representava o reconhecimento da atuação dos jesuítas, que trabalham no sentido de formar agentes multiplicadores que influenciem a sociedade, promovendo os valores cristãos. A homenagem foi encerrada com um coquetel no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade.

Com informações e fotos da Alepi
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais