Cidadeverde.com

Especialista fala sobre déficit de atenção no Notícia da Manhã

A falta de concentração foi tema do quadro Saúde do Notícia da Manhã desta terça, 24 de maio. Quem se distrai com facilidade pode sofrer de um transtorno ou de um déficit de atenção ocasionado pelo estilo de vida.

Terapias alternativas podem ajudar no aumento da concentração e a neurociência recomenda: Dividir a jornada de trabalho em fatias, a cada 60 minutos um intervalo de 5 a 10 de descanso; manter-se bem alimentado; ouvir música, de preferência conhecida, e eliminar a bagunça e o desconforto. Técnicas como o yoga também ajudam, pois trabalha o corpo e a mente através de movimentos sincronizados com a respiração.

No estúdio, o psiquiatra Samuel Rêgo explicou que existe o déficit de atenção primário, que é um transtorno em si e aparece na infância, e o secundário, que tem uma causa que o antecede, como a ansiedade, depressão, a correira do dia a dia, o stress e a sobrecarga de informação.

O especialista comentou sobre o uso de remédios para aumentar a concentração. Segundo ele, somente no caso de déficit de atenção primário eles são eficazes, pois aumentam a dopamina, uma substância no cérebro cuja deficiência causa o déficit. Mas o doutor Samuel alertou que quem não tem déficit primário e toma a medicação, piora a concentração, pois deixa a mente mais acelerada com o excesso de dopamina.

O médico disse ainda que qualquer exercício, seja yoga ou meditação, ou se a pessoa simplesmente focar em unica coisa, ter um único pensamento, por si só já vai desenvolver mais a sua atenção.

Assista na íntegra o quadro Saúde!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais