Cidadeverde.com

Em média, 200 mulheres esperam por exame de mamografia pelo SUS

 

Em média, 200 mulheres em Teresina estão na fila de espera para realizarem exames de mamografia, procedimento de referência para a detecção precoce do câncer de mama. Para desafogar o SUS, foi realizado no Hospital Getúlio Vargas (HGV), um mutirão de exames de mamografia, videocolonoscopia e cirurgias ginecológicas. 

Medo, vergonha e falta de informação são alguns dos motivos que levam as mulheres a não procurar os serviços de saúde para fazer um exame de mamografia.

"Temos uma demanda muito alta para a mamografia. Apesar de ter vários mamógrafos, a demanada é muito grande, poque esse exame é de rotina para a mulher", disse a  diretora geral do HGV, Clara Leal.

Ela destaca que além da redução do tempo de espera, o HGV está trabalhando com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, na prevenção do câncer de mama e intestino.

Foram realizadas ainda também 20 cirurgias ginecológicas, sendo 16 histerectomias (retirada do útero), uma miomectomia (retirada dos miomas uterinos), uma histeroscopia (permite o diagnóstico de patologias intrauterinas e serve como método para intervenção cirúrgica), uma sling (correção de incontinência urinária) , uma ninfoplastia (técnica de cirurgia plástica íntima).


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais